Registro Cultural : Colunista TN indicada à premiação do IEV

Em novembro de 2009, a editoria de história do jornal Tribuna do Norte era agraciada pelo IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos com a Distinção Cultural “Paulo Camilher Florençano”, conferida “ao jornal de Pindamonhangaba, reconhecendo sua importante contribuição para a memória da nossa região”.
Dez anos se passaram. A nota feliz é que, ao que tudo indica, a Tribuna terá novamente a sua importância em evidência regional pelo IEV, desta vez com a colunista Juraci de Faria. A escritora, professora Juraci, está entre os indicados para receber um dos prêmios deste ano. A indicação teria sido graças a seus artigos na coluna quinzenal das quintas-feiras, “Nossa Terra – Nossa Gente”.

O Instituto de Estudos Valeparaibanos

Foi fundado em 30 de junho de 1973. Entre suas principais finalidades, “destinado a centralizar os estudos e pesquisas sobre a região valeparaibana, congregar os estudiosos e pesquisadores, manter uma biblioteca, arquivo, filmoteca, hemeroteca e mapoteca e promover simpósios, congressos, seminários, cursos, pesquisas e outras promoções relacionadas com o Vale do Paraíba.”

Prêmios instituidos

Prêmio Cultural Eugênia Sereno. Criado em 1984 com o apoio do Escritor Mário Graciotti, destinado a homenagear a memória da Escritora Eugenia Sereno (Benedita Rezende Graciotti), nascida em São Bento do Sapucaí e autora do Romance “O Pássaro na Escuridão”, consagrado pela crítica especializada. Destinado a premiar anualmente obras de real interesse para os estudos valeparaibanos.
Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano. Criada em 1990, com a finalidade de homenagear a memória do historiador e museólogo Paulo Camilher Florençano, nascido em Taubaté e idealizador dos Museus “Casa do Bandeirante” e “Casa do Grito” (São Paulo), Museu dos Ciclos Sócio Econômicos do Vale do Paraíba (Aparecida) e da Divisão dos Museus, Patrimônio e Arquivos Históricos do Município de Taubaté.
Concedida anualmente a valeparaibano ou instituição que tenha trabalho em prol da cultura e da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do Vale do Paraíba.
Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis. Instituída em 1996, com a finalidade de homenagear a memória do sociólogo e pesquisador Paulo Pereira dos Reis, membro fundador do IEV e seu presidente no período de 1978 a 1980. Autor de Várias obras sobre Lorena e o Vale do Paraíba Paulista, nos séculos XVI, XVII e XVIII e doador de sua biblioteca ao Instituto de Estudos Valeparaibanos. Foi membro da Academia Paulista de História e da Academia Paulista de Letras.
Concedida anualmente a um Valeparaibano que tenha contribuído com sua vida e obra para evolução cultural e social de São Paulo e do Brasil.
Distinção Ecológica José Luiz Pasin. Criado em 2008, em homenagem a um dos fundadores do IEV. Concedido a pessoa ou entidade que contribua nas questões ambientais. José Luiz Pasin é natural de Aparecida-SP, onde nasceu a 27 de agosto de 1939.
Prêmio IEV de mídia cultural. Criado em 2011, para pessoa ou entidade com forte atuação na difusão cultural.
(Fonte: Jornal O Lince – Nº 48 novembro/dezembro 2012)

  • Instituto de Estudos Valeparaibanos
  • Escritora é autora da coluna “Nossa Terra – Nossa Gente”