“Combatentes Mirins contra o Aedes” fazem ação no Crispim nesta quarta

Os combatentes mirins da Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira, no Crispim, realizam, nesta quarta-feira (17), a partir das 9 horas, uma ação prática contra o mosquito Aedes aegypti.
Os alunos farão uma vistoria no entorno da escola e nas residências para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
A ação faz parte do projeto “Combatentes Mirins”, realizado pela parceria entre a Secretaria de Saúde/Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde e a Secretaria de Educação e Cultura e visa a envolver a comunidade no combate ao Aedes aegytpi por meio da conscientização e informação sobre os possíveis criadouros.
A escola do Crispim integra o projeto-piloto. As ações estão sendo realizadas desde o início do ano, com gincanas, conhecimento teórico, desfile no dia 7 de setembro, além de camisetas e adesivos entregues aos ‘combatentes mirins’.
A cidade está em mês de avaliação de densidade larvária. No início do ano, a faixa que compreende os bairros do Bosque até o Andrade, passando pelo Crispim, contou com número de densidade larvária do Aedes aegypti acima do recomendado pelo Ministério da Saúde.
“Este é um trabalho constante da Vigilância Epidemiológica, tanto no combate dos criadouros quanto na conscientização dos moradores para que participem com a gente, fazendo a sua parte, visto que as larvas do Aedes são encontradas em sua grande maioria, nos quintais das casas. A participação das crianças é essencial para uma mudança de consciência e, somente assim, teremos um combate eficaz ao mosquito Aedes aegypti e todas as doenças que ele desencadeia, como dengue, zyka e Chikungunya, entre outras”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

  • “Combatentes Mirins” participaram do desfile da Independência