Começa o prazo para o alistamento no Serviço Militar 2019

O prazo para o alistamento no Serviço Militar já começou. Desde o dia 2 de janeiro, os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem fazer o registro na página oficial. A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. As mulheres não atuam no Serviço Militar em tempos de paz.
O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.
Prazo
Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o Serviço Militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.
Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do Serviço Militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.
A Junta de Serviço Militar em Pindamonhangaba está localizada na avenida Albuquerque Lins, 138, no bairro São Benedito.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11 e das 14 às 16h30.
Para mais informações acesse o site www.alistamento.eb.mil.br, ou entre em contato com a junta pelo telefone: (12) 3648-1070.

  • Cadastro obrigatório termina no último dia útil do mês