Começam reparativos para o “3° Festival Tropeiro do Vale do Paraíba”

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo

Pindamonhangaba realiza, de sexta-feira (13) a domingo (15), o “3º Festival Tropeiro do Vale do Paraíba”, no Parque da Cidade. O evento conta com gastronomia tradicional mineira, shows e apresentações culturais. A entrada será gratuita, com área de estacionamento, também gratuita.
Na sexta-feira (13), a festa começa às 18 horas com um café tropeiro ao som do grupo de Viola Tropeiros do Vale, de Taubaté, e, na sequência, o concurso da “Rainha do Tropeiro”, às 19 horas. E para fechar a noite com chave de ouro, a dupla Tallis e Wellington realizará um show, às 21 horas.
No sábado (14), a festa começa ao meio-dia, com almoço tropeiro. Serão mais de 30 tendas de gastronomia entre ranchos, ambulantes e restaurantes, além de uma tenda do Fundo Social de Solidariedade, que estará levando representantes de doce do Vale do Paraíba. Feijão tropeiro, pão com linguiça, afogado, galinha caipira, porco na lata, torresmo, leitoa pururuca, pernil acebolado, arroz carreteiro, tutu de feijão, além de caldinhos, bolinhos e doces diversos fazem parte do cardápio da festa, que tem como foco a gastronomia tradicional.
O dia continua com shows de André e Andressa, Orquestra de Violas Itaboaté de Taubaté, Apresentação de cavalo dançarino, Apresentação de muares, Dança de bonecões de São Bento do Sapucaí, Prova dos Cachorros, Grupo de Moçambique e Catira Esperança de Monteiro Lobato, Apresentação de dança country do grupo “Os renegados de Aparecida”. A partir das 17h30, acontecem shows de Antonio Marcos, César Barbosa e banda, encerrando com apresentação de Gaby Hadassa, às 21h30.
O domingo (15) será aberto com a chegada da cavalgada, seguida de missa sertaneja, às 11h30, com Padre Gonçalves e Claudinho Leite e banda sertaneja. Haverá ainda, show de Bruno e Hiago, Orquestra de Violas “Cordas da Mantiqueira” – de São José dos Campos, início da Prova dos 3 Tambores, moda de viola com o grupo “Tropeiros do Vale”, Forró universitário, dança de salão de forró e dança country. O dia se encerra com show de humor de Tonho Prado (do programa “Sou Caipira”, da Tv aparecida).
A organização do “3º Festival Tropeiro” é da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Departamento de Turismo.

  • O “3º Festival Tropeiro do Vale do Paraíba” tem ínicio no próximo dia 13