Comércio da região cria 206 empregos em maio

Em maio, o comércio da região criou 206 postos de trabalho, resultado de 3.626 admissões contra 3.420 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 2.976 empregos com carteira assinada.

Os dados divulgados na quinta-feira, 21, pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, apenas o setor de supermercados (2,8%) apresentou crescimento na ocupação formal em maio em relação aomesmo mês de 2015. As quedas mais expressivas foram observadas nos segmentos de concessionárias de veículos (-10,6%), de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-9,3%) e lojas de móveis e decoração (-9,2%).

A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios. Para o presidente do Sincovat Dan Guinsburg, o quadro ainda é grave. Entretanto, o fato de a taxa de retração do estoque de empregos apresentar alta em maio é o primeiro sinal de que é possível que o varejo pare de registrar saldos negativos tão elevados.

Essa perspectiva se baseia também na melhora dos indicadores de confiança, tanto de consumidores quanto de empresários, e na melhora das vendas no segundo semestre deste ano. Vale ressaltar que a FecomercioSP revisou suas projeções de faturamento do varejo paulista em 2016, passando de uma queda de 5% para a estabilidade.

Imagens: Divulgação