Comissão do Bicentenário da Independência analisa roteiro histórico do City Tour

A Comissão Municipal do Bicentenário da Independência realizou na última quarta-feira (15) uma visita técnica de análise do roteiro para o City Tour da Independência em Pindamonhangaba.
O objetivo foi realizar uma prévia do roteiro que no próximo ano poderá ser colocado em prática, para que a população possa realizar e vivenciar o percurso praticado pelo regente Dom Pedro quando passou por Pindamonhangaba a caminho de São Paulo para a proclamação da Independência Brasileira, em 1822.
Esta é uma das ações que a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência pretende realizar nas comemorações dos 200 anos da Proclamação da Independência. A ideia foi sugerida por José Luiz Gândara Martins, integrante da comissão.
Participaram da visita técnica o coordenador da Comissão e Secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, Secretário Adjunto de Governo e Serviços Públicos, Alexandre Pió, Diretor de Captação de Recursos, Jálissem Pereira Duarte, Chefe de Gabinete Rodrigo Lóssio Ferreira, Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba e da Academia Pindamonhangabense de Letras Ana Maria Correa Guimarães Iadeluca e o Diretor de Turismo, Fábio de Oliveira Vieira.
A Comissão visitou os pontos históricos conhecidos como parada da comitiva de Dom Pedro em Pindamonhangaba, tais como: Figueira do Imperador, às margens da rodovia Abel Fabrício Dias, Chafariz do Padre Tobias e a Praça Monsenhor Marcondes, onde Dom Pedro e sua comitiva pernoitaram em Pindamonhangaba e onde está instalado o Obelisco em Homenagem aos integrantes do município que participaram da Guarda de Honra.
“Neste primeiro momento foi possível verificar o trajeto que nosso city tour irá percorrer e verificar as ações de conservação que a Prefeitura poderá tomar para dar condições de realizarmos esse resgate histórico de um momento importante da nação brasileira e que teve significativa participação de Pindamonhangaba”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação