Comitê das Bacias destina R$ 4,1 milhões em recursos para projetos ambientais

Os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) se reúnem, na quinta-feira (19), para votar sobre propostas ligadas aos recursos hídricos da região, entre elas a liberação de 4,1 milhões em recursos para projetos de melhoria da qualidade ambiental das águas.
Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), arrecadados por meio da cobrança pelo uso da água e dos repasses de royalties referentes à compensação financeira de áreas alagadas por reservatórios.
Uma parte deles, R$ 3,4 milhões, já foi destinada para 11 projetos, selecionados no primeiro semestre por meio do edital 1 de 2017. A lista está sob análise do Fehidro, que fará a avaliação final e definirá quais receberão os recursos. A expectativa é de que os contemplados assinem os contratos até o final do ano.
Na reunião, serão aprovados os projetos do edital 2, que reúne a verba remanescente do processo anterior e recursos previstos para as metas de 2018.

Prioridades

A escolha dos projetos foi feita com base em dois fatores centrais: a adequação ao edital e o alinhamento com as prioridades previstas no Plano de Bacias, documento que abriga o diagnóstico do Paraíba e as metas para os próximos anos.
Desta forma, o Comitê foca seus recursos nas demandas mais urgentes das Bacias, identificadas por meio de levantamentos técnicos de todas as necessidades do Paraíba do Sul. Entre os itens principais a serem trabalhados estão saneamento básico, restauro florestal e eventos extremos (combate a secas e enchentes).
A reunião acontece no dia 19 de outubro, às 8h30, no auditório do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado na rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99, centro.
Os interessados em participar devem confirmar presença no Comitê, pelo telefone (12) 3632-0100 ou pelo e-mail cbh-ps@comiteps.sp.gov.br.