“Comitê de Crise realiza segunda reunião com comerciantes”

Objetivo do encontro foi traçar plano de soluções e incentivo para os comerciantes em tempos de pandemia

Na última segunda-feira (6), integrantes do Comitê e Gabinete de Crise para Prevenção e Monitoramento aos Efeitos do Coronavírus se reuniram pela segunda vez com representantes da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, do Sincomércio, do Posto de Atendimento ao Trabalhador e setores da Prefeitura, em busca de soluções e incentivo para o desenvolvimento do comércio e serviços de Pindamonhangaba devido ao momento atual de pandemia do Coronavírus. Representantes do Turismo de Pinda também participaram da reunião, assim como a vereadora Gislene Cardoso.
O secretário adjunto de Administração, responsável pela área de TI da Prefeitura, Danilo Velloso, apresentou algumas propostas para a questão do crédito. “A facilidade de crédito, facilidade e parcelamento de pagamento de tributos e saneamento da inadimplência são caminhos para ajudar o empresário. A intenção é que juntos possamos definir estratégias para seguir para ações”, afirmou.
Ele fez uma apresentação de soluções para pagamento de tributos. Além do pagamento pela internet, canais serão habilitados para facilitar o pagamento, inclusive parceladamente, como o projeto de um totem para esta finalidade, integrado à rede, gerando agilidade. Outra solução demonstrada foi a criação de uma plataforma para negócios.
Se na primeira reunião o Banco do Povo apresentou suas soluções em taxas de juros e linhas de créditos, desta vez, representantes da Caixa Econômica Federal fizeram suas apresentações.
Uma das questões levantadas pela representante da Fórmula Cultural, empresa ligada ao turismo, Regina Midori, foi sobre os investimentos tecnológicos para o turismo, principalmente na zona rural do município. Sobre esta questão, a Prefeitura está desenvolvendo o mapeamento das redes de fibra ótica da cidade, além da viabilização para a instalação de novas antenas de celulares. O secretário adjunto Danilo Velloso lembrou ainda da internet popular, que já é uma realidade em alguns espaços públicos da cidade e que será expandida.
A vereadora Gislene Cardoso lançou, para as próximas reuniões, a sugestão de preparar os empresários do setor do turismo para a retomada econômica, atendendo suas necessidades específicas. “Este é um momento de criar alternativas para não parar. Unir as forças e ideias”, afirmou.
De acordo com a presidente da Acip, Ana Cristina Pucci, é muito importante pensar na retomada com estratégia e planejamento, sem esquecer a criatividade e a utilização das ferramentas que estão disponíveis.
O secretário de Governo, Marcelo Martuscelli, explicou a respeito do Plano São Paulo e da classificação da região na faixa laranja, que impõe diversas restrições. De acordo com as normas estabelecidas pelo Governo do Estado, a cada 15 dias novas análises e classificações são divulgadas. Desta forma, a partir do dia 14 de julho será publicado um novo decreto, informando se Pindamonhangaba permanece como está, se retrocede para a faixa vermelha (quando funcionam apenas os essenciais) ou se sobe para a faixa amarela, com um pouco mais de flexibilidade, como abertura de salões de cabeleireiros, por exemplo. Para isso, são levados em conta, dentro da região, a queda e constância em baixa do número de casos de coronavírus e a diminuição da porcentagem de ocupação de leitos covid.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 20 de julho.

  • Foram discutidas possíveis soluções e incentivo para o desenvolvimento do comércio e serviços na cidade - Créditos da imagem: Divulgação