Editorial : Como será o Natal?

Como será o Natal neste tempo de pandemia? Será que o Natal vai ser o mesmo?

A celebração do Natal será afetada pela presença da pandemia. Haverá menos festas, manifestações externas. O exagero do consumo, tão característico deste tempo, talvez sofra uma retração. Mas a pandemia pode ser vista como um desafio para celebrar o Natal com mais profundidade. É uma oportunidade para recuperar o verdadeiro significado da festa de Natal. Deus que se faz um ser humano para morar entre os humanos. Natal é celebração do nascimento do Salvador.

A pandemia impõe limitações de toda sorte. O nascimento de Jesus também foi revestido de desafios. Maria, grávida, teve que se deslocar, com José, para um lugar distante. Na cidade de Belém não encontrou lugar para que a criança pudesse nascer. A estrebaria, lugar desagradável, se torna o lugar cheio de luz, onde os anjos vêm cantar, após a presença de Jesus.

Da mesma forma, que neste Natal, a presença Jesus torne cada lar um lugar cheio de luz e de alegria. Assim como as dificuldades não impediram que a manjedoura se tornasse a morada de Deus, também a pandemia não deve impedir que celebremos a esperança.

Feliz Natal!