Como vencer o tão temido primeiro dia de aula

O primeiro dia de aula é um dia de fortes emoções para as crianças – para mães e pais também. O medo do desconhecido se mistura à ânsia pelo novo e à felicidade de vê-los crescerem.

Se o seu filho vai começar a frequentar a escola pela primeira vez, o momento pode ser delicado, mas com um trabalho integrado entre família e escola, é possível passar pela adaptação escolar sem sofrimento.

Tente lembrar das suas próprias experiências de primeiros dias de aula, ou mesmo de emprego novo: “será que vão gostar de mim? Será que vou gostar da turma?” costumam ser questionamentos bem comuns.

Se perceber que a criança está com inseguranças parecidas com essas, não minimize. Conte como você se sente ou se sentia nessas situações e o que faz ou fez para superar. Demonstre confiança de que a criança vai vencer essa insegurança inicial e mostre-se sempre aberto para conversar sobre os sentimentos.

Mesmo depois do primeiro dia, é importante manter o canal de diálogo aberto. Faça perguntas, mostre interesse, observe seu comportamento (como ela chega na escola, como sai, como reage aos colegas). Ah, e se notar algo estranho, suspeitar de bullying ou qualquer outro desconforto na criança, converse com os educadores para entender como ajudá-la.

  • Pais devem adotar uma postura que passe confiança aos filhos