Competição reúne mais de 200 judocas de todo o Brasil em Pinda

O Meeting da Base, que começou na quarta-feira (18), reuniu 211 atletas de 23 Federações Estaduais em Pindamonhangaba. Os judocas entram no dojô em busca da classificação para as seleções das categorias sub 18 e sub 21 da Confederação Brasileira de Judô. A grande adesão à competição, que é realizada pela primeira vez, mostra uma configuração diferente do judô brasileiro que deve ter reflexos na formação da equipe principal no médio prazo.
Apesar de as três Federações com o maior número de inscritos serem São Paulo com 103, Rio de Janeiro com 25 e Rio Grande do Sul com 23, na sequência estão federações que estão se destacando nos últimos anos, especialmente nas categorias de base, como Mato Grosso do Sul, com 15 atletas; e Distrito Federal e Paraná, com 13 cada uma.
Pouco mais de 15% dos atletas que estão na disputa foram formados no Norte e Nordeste e ainda permanecem competindo pelos seus Estados de origem.
Os combates das categorias do sub 18 começaram às 9 horas de quinta (19). Os 119 judocas inscritos na modalidade lutaram por valiosos pontos no ranking nacional e, consequentemente, a classificação para o Estágio Internacional.
As lutas do sub 21 começam às 9 horas desta sexta-feira (20). Pela manhã, irão se desenrolar os combates das categorias superligeiro, ligeiro, meio-leve e leve. A partir das 14h, é a vez do meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Ao todo, 92 atletas devem entrar no dojô para duelarem.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, no hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba.
Depois da disputa da competição nacional, haverá um Treinamento de Campo. Os atletas do sub 18 ficam até esta segunda-feira (23). Os do sub 21 terão atividades até o próximo dia 28 em conjunto com a seleção principal durante os últimos cinco dias.

Imagens: Aiandra Alves Mariano
  • Judocas inscritos na modalidade lutaram por valiosos pontos no ranking nacional e, consequentemente, a classificação para o Estágio Internacional
  • Dezenas de lutas definiram os melhores das categorias sub 18