Comprar por impulso

Comprar por impulso.
Comprar por impulso é um grande problema para muita gente.
Porque as pessoas são tão inclinadas a tomar decisões apressadas sobre dinheiro, muitas delas prejudicando seu saldo bancário?
E porque não resistimos à tentação de comprar?
Creio que isso venha de nossos antepassados, quando o homem tinha que caçar, ele agarrava tudo o que aparecia em sua frente, porque havia uma grande chance de não aparecer aquilo novamente.
Hoje em dia não temos esse tipo de escassez, em muitas sociedades e países desenvolvidos.
Mas ainda mantemos um comportamento igual aos de nossos ancestrais, diante de uma liquidação.
Um simples anúncio de 50% de desconto já é o suficiente para despertar em nós um impulso de escassez. Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, revela que 53% dos brasileiros já fizeram uma compra por impulso, nos últimos três meses. Entre as mulheres o índice sobe para 57%.
A compra por impulso é o principal fator de descontrole financeiro.
Esse risco é ainda maior em um cenário de inflação alta e do aumento do desemprego, pois os gastos com transporte, energia elétrica, água e remédios compromete ainda mais as finanças.
Monitorar o orçamento mensal ajuda o consumidor a ter uma visão de sua renda e de suas despesas, evitando que o dinheiro já comprometido com gastos fixos, seja utilizado em compras por impulso.
Uma maneira prática de controlar gastos impulsivos é determinar um limite de valor para compras supérfluas por mês. Deixando sempre que essa despesa fique dentro do orçamento e que seja sustentável.
Para se educar financeiramente é preciso guardar dinheiro, poupar e, mais do que isso, tomar decisões conscientes na priorização e organização de gastos, passando a ter maior controle sobre a impulsividade.

Boas compras!

Adelson Cavalcante
jornalistamtb 56011