Comunidade adota área verde e elimina descarte irregular de lixo no Crispim

Moradores do Crispim estão demonstrando que cuidar da rua ou do bairro não é uma responsabilidade única do poder público. Com a união e zelo da comunidade, uma área verde do bairro que durante muitos anos tornou-se motivo de transtornos por ser um depósito irregular de descarte de lixo, hoje é um agradável espaço de convívio social.
Localizado na parte final do bairro, na rua Felisbino de Almeida, a área foi adotada pela comunidade que promoveu a jardinagem do espaço e toda a decoração, que afastou os porcalhões e eliminou foco de dengue e de animais peçonhentos.
A ação foi uma iniciativa de diversos moradores, entre elas a dona Vilma Cinachi, moradora da rua Pedro da Cruz Salgado, uma das voluntárias que abraçou a causa.
“Moro aqui há 41 anos e sempre lutamos por esse espaço que era fundo de uma fazenda. A gente sempre pedia para a Prefeitura a limpeza da rua, mas não durava muito tempo e logo o local tornava-se um lixão, com restos de construção, sofá, TV velha, entre outros descartes”, contou Vilma.
Com o local mal cuidado e escuro, as ocorrências de uso de entorpecente e outras infrações eram constantemente testemunhadas pela vizinhança.
Tudo começou em 2005, quando os moradores começaram a adotar o espaço, não permitindo mais o descarte de entulho e iniciando a plantação de árvores e flores, fazendo os canteiros com decoração de pneus coloridos.
“Assim começamos a nossa luta, reivindicamos o recapeamento asfáltico, melhorias na iluminação e sempre incentivando os moradores a plantar para evitar o lixo. Comecei sozinha e no início pagava um jovem para me ajudar e assim fomos ganhando mais voluntários”, relatou dona Vilma.
Com o incentivo de outros moradores, o grupo começou a arrecadar latinhas de alumínio para vender para reciclagem e levantar fundos para as despesas do trabalho. “A prefeitura cortava o mato, mas o serviço era muito e por isso começamos a ajudar. Agradeço a saudosa amiga Lena, que foi uma parceira muito especial, ao sr. Daniel Bairros que sempre fez o trabalho mais pesado e ao apoio do meu marido Jorge”
Com a melhoria realizada, hoje o espaço tornou-se um excelente ambiente de convivência, onde os alunos das escolas do bairro já realizaram piquenique e os moradores podem sentar, ler um livro, apreciar a natureza e levar ração para as aves.
“Hoje nos sentimos mais valorizados pois temos todo apoio aqui da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura na manutenção das calçadas e árvores. Recebemos o apoio de empresas como a Voltrex que doou tintas e madeiras. Recentemente o Jorge fez o cantinho dos pássaros e ficou muito bonito”, explicou a voluntária.
A Prefeitura de Pindamonhangaba também atuou com inúmeras ações no entorno como reforma da quadra esportiva, implantação da Academia da Melhor Idade e mais recentemente um Posto de Entrega Voluntário (PEV) para atender a região.
O prefeito Isael Domingues cumprimentou a comunidade pela consciência e participação. “Quando a população é parceira da administração as coisas acontecem com mais facilidade e todos ganham. Parabéns à comunidade do Crispim pelo trabalho, sempre passo por ali e vejo o quanto o local está mais bonito”, afirmou o prefeito.

Se você tem um relato de uma história semelhante em seu bairro ou conhece voluntários que promovem ações como essa mande uma mensagem para o whatasapp 98279-0269.

 

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Área tornou-se um espaço de convívio social e recebe moradores e alunos de escolas do bairro - Créditos da imagem: Divulgação