Registro Cultural : Concurso de Trovas de Pindamonhangaba

A solenidade de premiação do XXVIII Concurso Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba e do XIV Juventrova este ano, excepcionalmente, saiu do calendário referente ao mês comemorativo do aniversário da cidade (julho) e está marcada para o último sábado de agosto (dia 25).
A solenidade será no Espaço Cultural Teatro Galpão (rua Luiza Marcondes de Oliveira, 2.750 – Parque das Nações, via paralela à avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso), com ínicio previsto para às 19 horas.
Serão premiados os autores das 30 melhores trovas, sendo 15 (5 vencedoras, 5 menções honrosas e 5 menções especiais) pela categoria Nacional/Internacional, que envolveu a participação de trovadores de São Paulo, demais estados e países de língua portuguesa, teve como tema a palavra “Derrota” e contou com 618 trovas participantes; e mais 15 pela categoria Regional (5 vencedoras, 5 menções honrosas e 5 menções especiais), destinada a trovadores de Pinda, demais cidades do Vale, Região Serrana e Litoral Norte, que teve como tema a palavra “Vitória” e 137 trovas concorrentes. Pelo Juventrova, concurso estudantil da trova destinado às escolas (redes pública e particular), o tema foi “Compromisso”, participaram 17 escolas, total de 770 trovas, e serão premiados (todos como vencedores) 40 alunos.
Os concursos são promovidos pela seção de Pindamonhangaba da UBT-União Brasileira de Trovadores com o participativo e imprescindível apoio da Prefeitura através da biblioteca Rômulo Campos D’Arace, Departamento de Cultura, Departamento de Comunicação e do jornal Tribuna do Norte.
Para 2019 os temas serão: categoria Nacional/Internacional – tema: Manhã; categoria Regional – tema: Noite; Juventrova – tema Família.

Premiado em 1º lugar no Espírito Santo

Falando em trova, divulgamos aqui mais uma premiação do nosso colunista (coluna Proseando) Maurício Cavalheiro. Concorrendo pelo tema “Tropeiro”, Maurício teve sua trova classificada em 1º lugar n o I Concurso de Trovas promovido pela UBT/Espírito Santo. Eis a trova campeã:

Qual leito, sob os luzeiros,
durante a longa jornada,
Deus oferece aos tropeiros
o colo da madrugada.

  • José Valdez é o presidente da seção local da UBT-União Brasileira de Trovadores
  • Maurício, ao lado dos irmãos Ouverney e do presidente da UBT- Pinda, José Valdez, é trovador pindamonhangabense que se destaca nas premiações da trova em concursos promovidos pelas UBTs do Brasil