Registro Cultural : Concurso de trovas de Pindamonhangaba

Até segunda-feira (30), a Biblioteca Municipal Rômulo Campos D’Arace (Bosque) recebe trovas para participar do XXVIII Concurso de trovas de Pindamonhangaba – 2018. Temas deste ano: Nacional/Internacional = Vitória (para trovadores veteranos e novos trovadores); Regional (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) = Derrota. Máximo de três trovas por concorrente, sistema de envelopes. Endereço pra envio: Biblioteca Pública Rômulo Campos D’Arace – Ladeira Barão de Pindamonhangaba, S/N- Pindamonhangaba – SP -CEP 12.401-320.

Juventrova – Concurso Estudantil de Trovas

Já o Juventrova – concurso estudantil de trovas destinado a alunos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Curso Médio (redes pública e particular), que este ano tem como tema a palavra Compromisso, vai até o dia 11 demaio. Cada estudante poderá concorrer com até 3 (três) trovas, de sua autoria, previamente selecionadas por seus professores. Os trabalhos devem ser digitados em uma folha na qual deve conter os seguintes dados (obrigatórios e sob pena de eliminação por não cumprimento): nome e sobrenome do aluno autor da trova (embaixo da trova), escola, série, nome completo do professor e (se tiver) e-mail da escola para que seja agilizada a remessa do resultado do concurso. Os trabalhos enviados sem a observância aos dados mencionados não poderão concorrer. Local para envio: jornal Tribuna do Norte: Praça Barão do Rio Branco, 25 – centro – CEP 12400-280 – A/C de Altair Fernandes ou para o e-mail altairfernandescarvalho@gmail.com.

Plenária solene da APL

Nesta sexta-feira (27), em sua sede no Palacete Dez de Julho (rua Deputado Claro Cesar, 33, centro), às 19h30, acontece a sessão plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras. A programação será a seguinte: palestra com o acadêmico professor Paulo Tarcízio com o tema: “Coruputuba”; apresentação musical dos alunos da Fasc-Faculdade Santa Cecília em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, e também a Monteiro Lobato; homenagem especial ao sanitarista pindamonhangabense, Dr. Emílio Ribas; lançamento do livro Estação Lembranças, do acadêmico vice-presidente APL, Edmar de Souza. As reuniões da APL são abertas ao público interessado em participar de eventos de arte e cultura.

Noite de autógrafos

“Contando histórias para meus netos” é o título da obra mais recente da presidente da APL, Elisabete Guimarães, lançada na noite do último dia 18 no Boteco Vinil. Na foto com ela, acadêmicos que foram prestigiar a professora escritora e colega de Academia de Letras.

Grupo de Estudos “Guimarães Rosa

Em sua terceira temporada continuam muito animados os estudos que acadêmicos dedicam ao escritor Guimarães Rosa na sede da APL. Na foto (da direita pra esquerda), em pé: Gerson Jório, Ricardo Estevão, Rute Eliana e William Castilho; sentados: Ana Maria Iadeluca, Angélica Maria Cortez, Anamaria Jório Marcondes e Paulo Tarcízio

  • Noite de autógrafos
  • Grupo de Estudos “Guimarães Rosa