Concurso Nacional e Concurso Estudantil de Trovas de Pindamonhangaba, premiação será no Teatro Galpão

Marcada para dia 1º de julho, às 19 horas, no Espaço Cultural Teatro Galpão (avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.740), a festa da premiação do concorrido Concurso Regional/Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba e do Juventrova.
Certames da modalidade poética trova reconhecidos por trovadores de todo o Brasil, os concursos são realizados pela seção de Pindamonhangaba da União Brasileira de Trovadores, que tem à frente José Valdez de Castro Moura, contando com o apoio da prefeitura local ( por intermédio de setores ligados a sua Secretaria de Educação e Cultura) e do jornal Tribuna do Norte (Fundação Dr. João Romeiro).
Pelo Concurso Regional/Nacional/ Internacional, em sua 27ª edição este ano, concorreram 645 trovas pelo tema ‘Sorrir’, direcionado à categoria Nacional/Internacional (trovadores domiciliados em São Paulo e municípios dos demais estados brasileiros e países de língua portuguesa), e 138 pelo tema ‘Chorar’, categoria Regional (região vale-paraibana, serrana e do Litoral). Na avaliação para se chegar aos vencedores é feita uma troca, os trabalhos da categoria Regional são avaliados por uma comissão composta por trovadores da categoria Nacional/Internacional e vice versa (fato que destaca a lisura no apontamento das trovas premiadas).
Temas para 2018: Nacional/Internacional – ‘Vitória’; Regional – ‘Derrota’.
JUVENTROVA
Em sua 23ª edição, este concurso de trovas direcionado aos jovens estudantes das redes pública e particular, contou este ano com 12 escolas participantes e um total de 613 trovas concorrentes. Atentos aos critérios de uma avaliação consciente, porém sem se apegar a exigências rígidas no julgamento do trabalho de trovadores iniciantes, os trovadores Altair Fernandes Carvalho e Maurício Cavalheiro foram responsáveis pela escolha das 30 melhores trovas, cujos autores serão premiados no evento.
A UBT-Pindamonhangaba agradece aos professores, coordenadores e diretores de escolas que participaram da realização deste concurso, contribuindo na divulgação da modalidade poética trova e estimulando a prática do trovismo entre os estudantes. Serão premiados alunos trovadores das escolas seguintes: EE Alfredo Pujol; EE Alzira Franco; EE Antonia Carlota Gomes; EE Deputado Claro Cesar; EE Escolástica Antunes Salgado; EE Eurípedes Braga; Etec João Gomes de Araújo; EE João Martins de Almeida; EE José Aylton Falcão; EE José Wadie Milad; EE Ryoiti Yassuda; EE Theodoro Cintra (Campos do Jordão).

Tema Juventrova 2018:
‘Compromisso’.