Registro Cultural : Concurso Nacional e Internacional de Trovas de Pinda: prazo para o envio de trovas vai até dia 30 deste mês

O Concurso destina-se a todos os que queiram participar, independentemente de sexo, idade, nacionalidade, grau de instrução ou condição social. Entende-se por TROVA “a composição de quatro setessilábicos, rimando o 1° com o 3° e o 2° com o 4°, tendo sentido completo”.
Regulamento. As trovas devem ser inéditas, de autoria do remetente e, cada uma delas deve ser datilografada na face externa de um envelope branco, que deve ser remetido fechado. Dentro de cada envelope, colocar um papel com a identificação: nome e endereço completos e assinatura.
Os envelopes com as trovas devem ser colocados em outro maior, para a remessa e, este não pode ter a identificação externa do remetente. Máximo de 3 trovas (líricas/filosóficas) por concorrente, datilografando acima da trova, o tema a queconcorre. Serão consideradas somente as trovas recebidas até o dia 30 abril.
As trovas devem ser remetidas para: XXIX Concurso Nacional e Internacional de Trovas de Pindamonhangaba – Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D’Arace” – Ladeira Barão de Pindamonhangaba, s/n – Bosque da Princesa – CEP: 12401-320 – Pindamonhangaba-SP.
Temas . Nível Regional – para trovadores domiciliados na cidade de Pindamonhangaba, demais cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana (Mantiqueira, no Estado de São Paulo): NOITE. Nível Nacional/Internacional: para os trovadores domiciliados nas demais cidades do Brasil e Exterior: MANHÃ. Nesse Tema teremos duas categorias: VETERANOS e NOVOS TROVADORES . No envelope o trovador deve colocar acima da Trova a categoria a qual pertence.
Premiação. Dia: 6 DE JULHO DE 2019 (data provável), horário: 20 horas. Local (a ser confirmado). Serão concedidos troféus e diplomas aos autores das trovas premiadas em cada um dos temas, sendo: cinco vencedores (primeiros colocados); cinco Menções Honrosas e cinco Menções Especiais.
Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora será formada por trovadores de reconhecido mérito, ficando estabelecido que as trovas com o tema NOITE serão julgadas por trovadores residentes em outras regiões e Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, etc); as trovas com o tema MANHÃ por trovadores residentes em outras regiões que não as mencionadas. As Trovas do Concurso de Professores serão julgadas por uma Comissão de Trovadores a ser designada pela Comissão Organizadora.
Comissão Organizadora. Integrantes pela Prefeitura de Pindamonhangaba: secretário de Educação e Cultura; diretor do Departamento de Cultura; coordenadora de bibliotecas municipais. Pela UBT – União Brasileira de trovadores – Seção Pindamonhangaba: José Valdez de Castro Moura (presidente); Helena Groh de Castro Moura (secretária executiva) e Altair Fernandes Carvalho (Fundação Dr. João Romeiro-Jornal Tribuna do Norte). As decisões da Comissão Organizadora serão definitivas e irrecorríveis.
As trovas remetidas em desacordo com qualquer item, serão automaticamente eliminadas do concurso. A simples remessa das trovas significa total conhecimento e completa aceitação do regulamento.
Mais informações com José Valdez, telefone (12) 3642-3724 (ligações até as 21 horas).