“Conexão Ruínas” aproxima arquitetura de prédios antigos com manifestação artística

Espetáculo tem inspiração e devolutiva ao valor patrimonial de espaços, por vezes, abandonados de Pindamonhangaba

“O objetivo é trazer um novo olhar para as ruínas. Um olhar de curiosidade, de admiração, de saudosismo. Assim, valorizando nossa história, nossas raízes, nossos antepassados, nossa essência mesmo com o avanço tecnológico e global”…

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

…de modo que o passado seja cultuado no presente, a produção “Conexão Ruínas” trabalha o resgate do patrimônio cultural e histórico de construções da cidade. Inclusive, dada sua referência pindense, a peça da Cia. Mônica Alvarenga é contemplada pelo Edital ProAc Municípios 2019 junto à Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Conselho de Cultura, o Fundo de Cultura e a Prefeitura de Pindamonhangaba.
A composição abrange aprofundamento artístico associado à historicidade. A fonte de orientação são as próprias “ruínas”, com suas histórias e sensações. Um dos aspectos do espetáculo está no uso de técnicas demacrofotografia com a lente invertida usada pela fotógrafa e pesquisadora do projeto, Elisa Monteiro, para a captação das imagens.
Enquanto isso, os sentimentos de contato com mais variados escombros estão materializados na base de criação corporal com princípios dos estudos de Movimento de Rudolf Laban. A linguagem verbal tamém está presente em “Conexão Ruínas”, sob entonação indígena.“Gostaria de agradecer a minha preparadora na língua tupi guarani Carol Seixas de Osasco, que me ensinou a pronunciar a língua corretamente”, menciona Mônica Alvarenga, intérprete da criação.
O material está em circulação por Pindamonhangaba. Para o mês que vem, já há a previsão de apresentações: no dia 1º, às 15 horas, no Parque da Cidade e às 20 horas, na Praça do Quartel; no dia 6, às 15 e às 20 horas, no Senac Pindamonhangaba. Além disso, em 8 de junho, o Ateliê Cênico de Dança, sede da Cia. Mônica Alvarenga, receberá uma oficina gratuita sobre o “Conexão Ruínas”. Com entrega de certificado, a atividade se destina a maiores de 14 anos de idade e requer inscrição pelo telefone (12) 99720-3360.

Produção do “Conexão Ruínas”

Fotografia, vídeo e pesquisa fotográfica- Elisa Monteiro
Cenário- Ederson Cleiton
Criação e interpretação- Mônica Alvarenga
Figurino- Tainara Dutra
Maquiagem – Elisa Monteiro
Trilha sonora – pesquisa de Mônica Alvarenga e
edição Escola Satori de Música

  • Elisa Monteiro, Mônica Alvarenga e Ederson Cleiton fazem parte da produção
  • Peça consiste em uma criação da Cia. Mônica Alvarenga
  • Interpretação da composição tem técnicas de Laban
  • “Conexão Ruínas” possui inspiração em locais da cidade
  • Pesquisa explorou ambientes tido como “ruínas”
  • Espetáculo é integrante do Edital ProAc Municípios 2019