Conferência aborda evolução e desafios do Sistema Único da Assistência Social

“Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Suas”. Este foi o tema da nona edição da “Conferência Municipal de Assistência Social”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera, no dia 28 de setembro, com realização da Secretaria de Assistência Social de Pindamonhangaba e o Conselho Municipal de Assistência Social.
O objetivo foi discutir a Política de Assistência Social no município, “fazendo uma leitura dos avanços e das dificuldades, com propostas para a ‘Conferência Estadual’, que ocorrerá em dezembro”, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a psicóloga Doralice de Souza Labastie. Segundo ela, “a conferência foi bastante produtiva e baseada nos debates anteriores realizados com os usuários de programas sociais atendidos pelos Cras, que sugeriram melhorias para a Política de Assistência Social no âmbito municipal e estadual.”
Para a secretária de Assistência Social Ana Paula Miranda, “é um evento muito importante para a política de assistência social do município, que vem contribuir para uma reflexão da realidade da política de assistência social: o que precisa ser priorizado, como é que tem sido a oferta de serviços socioassistenciais. Enfim, um momento de debate e de reflexão, com o objetivo maior que é o fortalecimento da política pública, garantindo, de fato, os direitos sociais da população assistida”, destacou. As conferências municipais ocorrem a cada dois anos, amparadas pela Lei Orgânica da Assistência Social como meio de avaliação e visando propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social.
Participaram representantes do poder público; organizações sociais; de conselhos municipais; usuários, além de trabalhadores da assistência social de instituições públicas e de instituições filantrópicas.

  • Importante ferramenta no controle social, conferência recebeu pessoas de diversos setores da sociedade