“Conferência da Saúde” acontece neste fim de semana

Colaborou com o texto: Bruna Silva
O Comus (Conselho Municipal de Saúde) em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (6), a nona “Conferência Municipal de Saúde”, a partir das 8 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e dona Leopoldina. A abertura do evento será na sexta-feira (5), às 19 horas, no mesmo local.
A primeira etapa aconteceu ainda no último mês com as oficinas preparatórias nos bairros da cidade a fim de reunir o máximo de informações e solicitações dos moradores para a realização da Conferencia Municipal de Saúde.
No sábado, a programação começará às 8 horas com o credenciamento, e a leitura do regimento interno. Às 9h40, haverá a palestra: “Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, às 10 horas terá a organização para os grupos de trabalho. E às 11h30 pausa para o almoço, às 12h40 haverá o retorno com trabalho em grupo. Já às 14h10 plenária com discussão e aprovação das propostas e às 18 horas o encerramento da conferência.
Segundo o Comus, esta é a primeira etapa da fase preparatória da Conferência Nacional de Cidades, que deve envolver amplamente a população a garantir a participação de integrantes de movimentos sociais como também representantes de segmentos sociais historicamente excluídos, com pouca capacidade de organização e em situação de exclusão ou vulnerabilidade.
Ainda de acordo com o “Conselho Municipal de Saúde”, tanto a Conferência Municipal como a etapa Municipal da Conferência Nacional devem ser de participação aberta, entretanto a paridade quanto a eleição de seus delegados deve ser de respeitada, ou seja, metade deve ser composta por representante dos usuários, e outra metade deve ser composta por 50% de representantes por trabalhadores da saúde, 25% representantes da gestão e 25% representantes dos prestadores.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (12) 3550-0512, ou na Avenida Albuquerque Lins, 163, São Benedito.