Conferência de Saúde reúne munícipes e autoridades

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
O Comus (Conselho Municipal de Saúde) em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, no último fim de semana, a nona “Conferência Municipal de Saúde”, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
A primeira etapa aconteceu ainda no último mês com as oficinas preparatórias nos bairros da cidade a fim de reunir o máximo de informações e solicitações dos moradores para a realização da Conferencia Municipal de Saúde.
No sábado, a programação começou com o credenciamento, e a leitura do regimento interno. Além do debate do tema: “Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, houve também a organização para os grupos de trabalho e a plenária com discussão e aprovação das propostas. Houve também a homenagem, do PSF da unidade do bairro Cidade Nova, ao Dr. Edson Carlos Fraga da Silva.
De acordo com o Comus, esta foi a primeira etapa da fase preparatória da Conferência Nacional de Cidades, que deve envolver amplamente a população a garantir a participação de integrantes de movimentos sociais como também representantes de segmentos sociais historicamente excluídos, com pouca capacidade de organização e em situação de exclusão ou vulnerabilidade.
“Foram colocadas propostas importantes e muito boas, não somente em nível municipal, como também estadual e federal”, comentou a secretária do Comus, Meilai Jesus Shen.
Cerca de 45 pessoas participaram dos dois dias de Conferência, foram eleitos 7 delegados representantes dos usuários e um suplente, 3 delegados do segmento dos trabalhadores e um suplente, além de 3 delegados do segmento gestor e mais um suplente.
A próxima etapa é a Conferência Regional que está prevista para acontecer no dia 21 de maio em Santo Antônio do Pinhal.

  • A “Conferência Municipal de Saúde” aconteceu no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
  • Houve também a homenagem, do PSF da unidade do bairro Cidade Nova, ao Dr. Edson Carlos Fraga da Silva