Conferência do Idoso discute melhorias em políticas públicas

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, promoveu, no último sábado (24), a 3ª Conferência Municipal do Idoso, no auditório dos Salesianos. Durante o evento, foram discutidas políticas públicas que melhorem a condição de vida da pessoa idosa.
Nesta edição, o tema abordado foi: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, em que cerca de 150 idosos presentes puderam expor suas ideias sobre possíveis melhorias. Além de propor novas diretrizes, a conferência pôde também conferir se todas as deliberações das conferências anteriores – que ocorreram em 2011 e 2015 – foram devidamente atendidas.
Em 2018, no Vale do Paraíba, somente as cidades de Pindamonhangaba e São José dos Campos decidiram realizar a conferência. De acordo com o Conselho Municipal do Idoso, a realização da conferência é muito importante para que os dados sejam também relacionados com outras regiões, possibilitando mais informações que auxiliem na asseguração de direitos.
Na conferência, foram discutidos quatro eixos: “Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas”; “Asseguração dos direitos e emancipação humana”; “Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa “ e “O papel dos Conselhos na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”. Dentro da discussão dos quatro eixos, foram desenvolvidas 44 propostas – 24 para o Governo Municipal, 12 para o Estadual e oito para o Federal – que serão encaminhadas ao poder público.
O presidente do Conselho do Idoso, Adilson da Silva, afirma que esta foi a melhor conferência já realizada, devido ao empenho das pessoas envolvidas na organização e desenvolvimento do evento. O próximo passo é a elaboração de um relatório final para ser encaminhado ao Estado.

  • Presentes puderam expor suas ideias buscando melhores condições para os idosos