“Conferência Municipal da Criança e do Adolescente” discute melhorias

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Aconteceu na última quarta-feira (28), a sétima “Conferência Municipal da Criança e do Adolescente”, promovida CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Para este ano, o tema debatido foi: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, como preparação e divulgação a realização da “VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, foram realizadas na cidade algumas pré-conferências. A realização foi pelo projeto Jataí, Grêmio União, Projeto Crescer, Liceu Coração de Jesus, IA3 e Secretaria de Educação e Cultura, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com a presidente do Conselho, Cristina Luz, a conferência foi altamente produtiva, pois várias crianças e adolescentes puderam expor suas opiniões e debater os eixos estabelecidos. Os cinco eixos abordados foram: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento de políticas para crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; Espaços de gestão e controle social de políticas publicam de criança e adolescentes. Houve também a palestra com o tema central do evento com o professor Delnério Cruz, representante do ECA Capacita.
Participaram da conferência 86 delegados – que possuem poder de voto –, além de serem eleitos 23 representantes para a fase estadual prevista para 2019, foram eleitos para representar Pindamonhangaba: 1 sistema de justiça, 4 Conselho Tutelar, 4 do CMDCA, 3 da sociedade civil, 1 do poder público, 2 da rede de atendimento (escolas), 2 de instituições e movimentos sociais, 4 crianças e 6 adolescentes.
Cristina destaca ainda que o protagonismo foi a grande surpresa do evento, pois em 10 anos de CMDCA, esta foi a primeira vez em que as crianças e adolescentes participaram efetivamente do evento e que isso é muito gratificante, pois a conferência existe exatamente para debater e criar diretrizes para eles.