Conferência Municipal de Educação acontece neste sábado

Colaborou com o texto:
***Jennifer Gonçalves
Neste sábado (7), das 8 às 18 horas, na Faculdade Anhanguera, será realizada a “1ª Conferência Municipal de Educação”, para discutir os eixos do documento referência da Conape – Conferência Nacional Popular de Educação.
A Conape visa a discutir a educação com democratização, com a participação da população, debatendo e opinando. Os eixos que serão discutidos são pilares da educação, temas de extrema importância que irão compor a conferência. Os documentos referências são os planos nacionais e municipais de educação.
O primeiro eixo tem como tema: O PNE (Plano Nacional de Educação) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. O segundo eixo: Planos decenais e o SNE (Sistema Nacional de Educação): Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. O terceiro eixo discute os: Planos decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social. O quarto eixo fala sobre: Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência. O quinto eixo: Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão. O sexto eixo: Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação. O sétimo eixo: Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. O oitavo e último eixo: Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.
As inscrições aconteceram até terça-feira (3) , no site da Prefeitura de Pindamonhangaba, e foram ofertadas 200 vagas, sendo 25 para cada um dos 8 eixos. Haverá certificação de 10 horas de participação aos presentes, sendo validada para o processo de bonificação dos professores da Rede Municipal.

Programação:
7h45 às 8h – Credenciamento
8h às 8h30 – Mesa de abertura
8h30 às 9h30 – Palestra
9h30 às 9h45 – Café
9h45 às 11h – Aprovação do Regimento da Conferência
11h às 12h30 – Discussão dos Eixos
12h30 às 14h – Almoço
14h às 15h45 – Discussão dos Eixos
15h45 às 16h – Café
16h às 18h – Plenária e eleição dos delegados para a etapa estadual

  • Qualidade, avaliação e regularização das políticas educacionais estarão em pauta