Conferência Municipal de Saúde debate humanização, direito, deveres e cidadania

A 8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima sexta-feira (25) e no sábado (26), tendo como tema “Humanização na saúde: direito e deveres de todos”. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.
As inscrições para participação da Conferência estão abertas desde a primeira pré-conferência e seguirão até o dia do evento. A cerimônia de abertura será na sexta-feira, às 18 horas, no auditório da Prefeitura. O evento terá a palestra “Humanização na Saúde: Direitos e Deveres de Todos”, com o palestrante Donato Medeiros.
No sábado, a conferência será na Etec João Gomes de Araújo, na Boa Vista, a partir das 8 horas. Fazem parte da programação: Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 8ª Conferência, palestra: “A Humanização da Saúde depende de nós” (palestrante: Marcelo Lobato), debates, organização dos grupos de trabalho, plenária, leitura, discussão e aprovação das propostas, agradecimentos ao homenageado.
Os eixos para discussão serão: 1. O cuidar-se: Direito ou Dever? Saúde e Cidadania. Com base na Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009; 2. Acesso e acolhimento com qualidade; 3. Atenção Básica: Assegurar Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida; 4. Uso do SUS com Responsabilidade; e 5. Modelo Assistencial e de Gestão nas Políticas Públicas, a fim de garantir acesso.
As conferências municipais de saúde têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde e nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal.
O Conselho de Saúde é um órgão permanentemente de fiscalização do Sistema Único de Saúde e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos, financeiros e deliberativos.
Mais informações poderão ser obtidas na Sala do Conselho de Saúde, Rua Major José dos Santos Moreira, 570, São Benedito ou pelo telefone 3550-0512.
A presidente do Comus é Irene Ribeiro.