Confiança do consumidor sobe 5,4 pontos em julho ante junho, aponta FGV

A confiança do consumidor subiu 5,4 pontos em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou nesta segunda-feira, 25, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 76,7 pontos, após registrar o terceiro avanço consecutivo.
“A alta da confiança do consumidor nestes três últimos meses foi quase que inteiramente determinada pela melhora das expectativas, um descolamento aparentemente iniciado durante o desfecho da primeira fase do processo de impeachment. A rápida melhora das expectativas após a entrada do governo interino, no entanto, parece superar a velocidade de recuperação cíclica da economia no curto prazo, ainda mais considerando-se os riscos ainda existentes no ambiente político, como a segunda fase do impeachment, as eleições e a votação das medidas de ajuste fiscal”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor, em nota oficial.
O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,0 ponto em julho, para 65,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) saltou 8,2 pontos, para 85,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014, quando estava em 87,2 pontos. Apenas nos últimos três meses, o IE cresceu 19,5 pontos.
O levantamento de julho coletou informações de 1.943 domicílios, entre os dias 1 e 20 de julho.