Confusão em ser voluntário

A cada notícia ou texto escrito por muitas pessoas em diversas redes sociais, percebo o desafio que é para as pessoas entenderem o que é definitivamente Ser Voluntário.
Hoje lendo um artigo escrito em uma rede social, que não cabe aqui falar qual e nem quem escreveu este artigo, mas que após a leitura do texto, ele encaminha para o site de uma organização e lá se estabelece uma grande confusão, pois ao mesmo tempo que indica diversas organizações sociais para realizar trabalhos voluntários, em diversos países, orienta para que busquem trabalho voluntário sem sair de casa, o que me em um primeiro momento gostei da chamada, mas quando abri a aba, tratava-se exclusivamente de doação de valores em reais ou dólares para diversas organizações, também no Brasil e exterior.
Vamos a minha percepção, óbvio que como profissional da área, mas também como um fuçador da internet em busca de conhecimento e possibilidades, trata-se de uma ajuda, sem dúvida, sem sair de casa, também sem dúvidas, mas não se trata de trabalho voluntario. Esta é a confusão que muitos fazem e levam isso a público e levam este público ao engano, pelo menos na concepção. Trabalho voluntário você doa seu tempo e/ou conhecimento, doação, você doa recursos financeiros ou produtos.
Mas por que é importante saber e diferenciar isto? Simples, pois muita gente não pode contribuir financeiramente, mas pode contribuir com seu tempo e suas habilidades e estes não podem ser afastados desta possibilidade quando colocam que ser voluntário é doar dinheiro também.
Todas as formas de apoio são importantes, nem uma mais que a outra, mas fundamental é deixar claro o que é uma e outra coisa.
O edital do Prêmio VOL, bem como os links para inscrição de todas as categorias (OSC’s, empresas, universidades, pessoas e matérias jornalísticas) estão em nossa página vol.org.br , será uma alegria contar com sua participação.