“Congresso Regional Escoteiro” reúne 600 voluntários no Vale do Paraíba

No sábado (21) e no domingo (22), o Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social ), em Taubaté, receberá adultos escoteiros de diversas cidades para um encontro estadual: o “Congresso Regional Escoteiro”, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. O evento reunirá mais de 600 pessoas para avaliar as práticas educativas do escotismo sob o tema “Caminhos do Aprender”.
O Escotismo é um movimento de educação não formal que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens de 6,5 a 21 anos a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Para que tudo isso seja possível, o Escotismo conta com o trabalho de voluntários (acima de 18 anos) que se dispõem a assumir o papel de educadores diante de crianças, adolescentes e jovens.
Anualmente, esses voluntários se reúnem no Congresso Regional Escoteiro para discutirem, em conversas intergeracionais, melhores maneiras de aplicar o “Programa Educativo” e o “Método Escoteiro”, buscando atualizações e novas práticas que influenciam na educação, de modo formal, não formal ou informal.
Para falar sobre isso, uma das palestras principais abordará o tema “Por que o aprender pode mudar a minha vida?”. A programação prevê também oficinas, estandes e workshops sobre: “Trabalhando em rede: compartilhando conhecimento”, “Comunicação não violenta no processo de aprendizagem”, “Repensando o reconhecimento para jovens e adultos” e “Os desafios da educação e as questões de gênero” – este oferecido em função da parceria internacional entre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro e movimento He For She, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os palestrantes serão especialistas convidados, de dentro e de fora do Escotismo.
Para conhecer mais, acesse www.escoteirossp.org.br

  • Encontro de voluntários do escotismo será realizado neste fim de semana, em Taubaté