Conseg realiza primeira reunião em 2020

O Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (Conseg) realizou na noite da última segunda-feira (3) a sua primeira reunião de 2020 e como tema principal foi discutido as ações que estão sendo tomadas pela nova Guarda Civil Metropolitana (GCM) do município e os trâmites para seus integrantes atuarem armados.
O Secretário de Segurança José Sodário Viana esteve presente e explanou sobre o histórico e criação da Guarda Municipal até o novo momento com a transformação da GCM, e sua adequação à Lei Federal 13.022/2014. “Nossa guarda tinha a visão de apoio e segurança patrimonial e com a aprovação da Lei Municipal 6.184 em 2018, ela passou a protagonizar uma nova função e integrou o Sistema de Segurança Pública atuando de forma integrada com a Polícia Militar e Civil”, afirmou Sodário.
No bojo da mudança a GCM recebeu a autorização para atuar armada. Sodario explicou todo o processo de sensibilização do novo perfil e o caminho traçado para preparar os seus agentes para esse momento. “Dos 117 guardas, 79 apresentaram perfil e interesse para essa nova função. Após o exame psicológico, 45 foram aprovados aptos e agora estão em fase final do curso de capacitação para porte de arma”.

Prestação de Contas da Polícia

Outro momento importante da reunião foi a prestação de contas do trabalho realizado pela Polícia Militar e Civil. A Comandante da PM, Cap. Lucimeire Jerônymo apresentou os índices fechados pela Secretaria de Segurança 2018 x 2019 com significativa queda em quase todos os crimes e citou as diversas operações desenvolvidas pela PM, considerando o nível satisfatório para uma cidade do porte de Pindamonhangaba.
Para a Delegada Titular do município, Dra. Renata Costillas a parceria com o Conseg foi importante para atingir a melhoria dos índices e fortalece o trabalho da polícia.
As reuniões do Conseg são abertas à população e o próximo encontro será realizada dia 10 de março, às 19h, no Auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba.

  • Créditos da imagem: Divulgação