Conseg ressalta nova queda de indicadores criminais

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Pindamonhangaba realizou na noite do último dia 8 mais uma reunião ordinária, quando foi discutido o resultado da ações preventivas realizadas com adolescentes que utilizam álcool e drogas em praça pública. Outro destaque do encontro foi a queda de indicadores criminais no município em setembro 2019 no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.
O relatório das ações preventivas contra o uso de álcool e drogas a adolescentes foi apresentado pela secretária adjunto de assistência social Thaís Batista do Carmo e pela assistente social Tathyane de Oliveira Santos. As abordagens foram realizadas com 53 adolescentes nos dias 6, 13 e 20 de setembro com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e entidades Amor Exigente e Coalisão.
“Detectamos diversas situações. São jovens de bairros mais vulneráveis, a maioria inteirado, ou seja, envolvidos na sociedade. Identificamos jovem fora da escola, outro com depressão e alguns questionando até falta de lazer”, destacou Tathyane.
As ações terão continuidade e o Conseg sugeriu discutir com a Prefeitura ações culturais, eventos e até fiscalização em estabelecimento comerciais que vendem bebidas alcóolicas próximo a esses fluxos.

Indicadores criminais em queda
A capitã PM Lucimeire Jerônymo participou da reunião e apontou a queda de índices que estavam preocupando a segurança do município. No comparativo do mês de setembro foi detectado queda de roubo (56 ocorrências em 2018 x 22 em 2019), homicídio (2 registros em 2018 x 2019) e furto de veículo (18 ocorrências em 2018 e 13 neste ano).
“Conseguimos essa redução nesses índices que mais nos preocupam graças a participação da comunidade, Vizinhança Solidária, retorno da atividade delegada e operações desenvolvidas pela PM como ações em madrugadas em bairros que estavam com aquela incidência de furto de carros dentro das garagens das residências”, afirmou a comandante da PM.

Cuidado com golpes
A delegada Dra. Renata Costillas alertou a comunidade para estar mais atenta em situações de golpes e estelionatos como vendas em OLX e Mercado Livre, golpes de boletos falsos, whatsapp clonado pedindo ajuda e troca de cartão durante ajuda em caixas eletrônicos. “Fiquem atentos em compras com preços bem abaixo, e-mails com contas estranhas, pessoas bem vestidas na fila de caixa eletrônico, etc. Não podemos facilitar, desconfiem”, ressaltou a delegada.