Conselho Comunitário de Segurança será reativado em Pindamonhangaba

Após permanecer alguns anos desativado em Pindamonhangaba, o Conselho Comunitário de Segurança do município será reativado com a posse da nova diretoria. O evento acontecerá nesta terça-feira (6), às 19h30, na sede da OAB. Com apoio e incentivo das autoridades de segurança do município, os novos integrantes do Conseg reuniram-se no mês de maio para a composição da nova diretoria e discutiram os traços iniciais do trabalho.
A nova diretoria ficou composta da seguinte forma: presidente – Alexandre Pió, vice – Gerson Leme; primeira secretária – Vanessa De Biasi; segundo secretário – Eduardo Carvalho, e diretor social – tenente Samuel, demais membros: Ricardo Camargo Leite, Marco Aurélio da Cunha e outras lideranças de bairro.
A comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Pindamonhangaba pertencente ao 5º BPM/I, capitã Lucimeire Jeronymo e o delegado titular da Polícia Civil do município, Dr. Vicente Lagioto, são membros natos do Conseg e participam integralmente das atividades do conselho.
A nova diretoria está animada para o início das atividades e agradece ao apoio de todos, especialmente do capitão PM Ricardo Prolungati, comandante da unidade de Polícia Militar do município e até o mês passado, grande incentivador da reativação do Conseg.
Sobre os Conseg’s
Os conselhos comunitários de segurança do município, criados através do decreto estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública. As reuniões ordinárias de cada conselho são mensais. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes no Conseg, o comandante da Polícia Militar da área e o delegado de polícia titular do município.