Conselho de Meio Ambiente visita a Estação de Tratamento de Água

No “Dia Mundial da Água”, 22 de março, membros do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e convidados realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água da Sabesp. Sob a orientação da engenheira química Aline Leite, puderam conhecer as características do tratamento, o Centro de Controle de Operação – CCO e parte do sistema de reservação e distribuição de água.
Interessados em como o precioso líquido é entregue à população, os membros do Condema puderam tirar várias dúvidas sobre os processos e como a qualidade é monitorada.
O presidente do Condema, prof. Fred Gama, que também é secretário adjunto de Meio Ambiente, destacou a parceria com a Sabesp. “Temos uma parceria de muito tempo, entre a Prefeitura e a Sabesp que vem dando certo. A Sabesp é uma empresa que faz um bom trabalho, eles são referência em questão de qualidade de água”, lembrou. “Importante nesta data, o ‘Dia Mundial da Água’, é que ainda precisamos diminuir o desperdício. Todos devem fazer a sua parte”, acrescentou.
A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, lembra sobre a importância da criação da Secretaria de Meio Ambiente pela Prefeitura. “A questão ambiental foi fortalecida no município a partir da criação da Secretaria de Meio Ambiente. Com mais autonomia e profissionais técnicos da área acreditamos que esse será um ano de muitas realizações”, avaliou. “A integração com o Condema e outras entidades é importante para entendermos a demanda da população e da sociedade e realizamos um trabalho integrado, beneficiando a cidade como um todo”, destacou a secretária.
Tratamento de água
Grupos organizados, escolas e entidades podem agendar visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água de Pindamonhangaba. Mais informações com o técnico em gestão da Sabesp, Walmir Medeiros, pelo e-mail:
wmedeiros@sabesp.com.br.
Pindamonhangaba possui dois sistemas de tratamento: o Sistema Sede no bairro Vila Nair e o Sistema do Ribeirão Grande. O Sistema Sede produz cerca de 500 litros/seg, para abastecer com água potável mais de 166 mil munícipes. Os padrões de qualidade são acompanhados pelo laboratório local e pelo laboratório da Sabesp de São José dos Campos, um dos 14 laboratórios com creditação internacional ISO/IEC 17.025 existentes na América Latina, além dos órgãos reguladores como a Cetesb e a ARSESP – Agência Reguladora do Estado de São Paulo.