Conselho Municipal de Educação participa de Encontro Estadual

O novo Conselho Municipal de Educação de Pindamonhangaba iniciou sua gestão a todo vapor. Um exemplo dessa atuação foi a participação de representantes do Conselho no “21º Encontro Estadual de Conselheiros do Estado de São Paulo”, que aconteceu na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, no início do mês.
Promovido pela UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), o evento ocorreu na Câmara de vereadores da cidade, com o tema “Os conselhos Municipais de Educação: Espaços de Resistência contra a retirada de direitos sociais”.
A equipe de Pindamonhangaba teve a oportunidade de conhecer conselheiros de outros municípios, de trocar experiências e de participar da palestra “A documentação formal e o Conselho Municipal de Educação – A elaboração de documentos eficazes no interior do Colegiado”, da educadora Angélica Curvelo Alves, presidente do CME da cidade de Suzano. A temática ofereceu diretrizes aos conselheiros para as suas mais diversas atividades cotidianas, auxiliando-os no bom andamento dos trabalhos.
O encontro foi finalizado com a palestra “Autonomia Financeira dos Conselhos Municipais de Educação”, ministrada pelo professor Eduardo Cezar da Silva, diretor de formação da UNCME.
“Ficamos muitos satisfeitos com o evento. Foi a nossa primeira oportunidade de convivência com outros CME’s e temos certeza que este encontro foi um de muitos outros que pretendemos participar. Lançamos a sugestão aos organizadores de se instalar um pólo para atender as cidades circunvizinhas a Pindamonhangaba. O tema veio ao encontro dos trabalhos do CME para aprimorar nossas ações em favor dos direitos sociais dos cidadãos”, disse a presidente, professora Maura Prado Vieira. “Queremos agradecer ao secretário de Educação Municipal, o professor Júlio Valle, que não mediu esforços para que o CME pudesse participar deste profícuo evento.”

  • Presidente do CME de Pinda, professora Maura Prado Vieira (centro), professora Ida Hebe da Costa Simplício e professor Benedito Lobo (membros)