Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 5 – Igualdade de Gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Sei é uma tarefa difícil em nosso país e em outros mais ainda, mas nosso país é bastante machista com atitudes que nos chocam, a poucos dias víamos cenas deprimentes de torcedores na copa do mundo, e isso reflete um pouco da cultura que ainda permeia nosso dia a dia.
A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e a base necessária para a construção de um mundo mais pacífico, próspero e sustentável.
Muito já evoluiu no Brasil e no mundo recentemente, as mulheres estão denunciando mais, estão mais apropriadas de sua importância no contexto político, econômico e social.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam intensificar estas realizações de combate às discriminações e violências baseadas no gênero e na promoção do empoderamento de mulheres e meninas para que possam atuar enfaticamente na promoção do desenvolvimento sustentável em diversas áreas de tomada de decisão.
Estão entre as metas destes ODS, acabar com todas as formas de discriminação, eliminar as formas de violência contra mulheres e meninas, incluindo o tráfico e a exploração sexual, eliminar os casamentos prematuros, mutilações genitais, reconhecer o trabalho doméstico, igualdade de oportunidades, maior participação na vida política dos países, acesso universal a saúde sexual e reprodutiva, entre outros.
E nós pobres mortais como podemos ajudar? Em primeiro lugar não praticar e não aceitar mais práticas antigas, como as brincadeiras de conotação sexual e ofensiva as mulheres, o tratamento de mulheres como objetos, tratar as mulheres como seres inferiores ou desprovidas de inteligência, brincadeiras com tons pejorativos e com moldes de assédio.
Outra prática fundamental é o apoio as campanhas fortemente ligadas as mulheres, o reforço destas campanhas mostra não somente o apoio, mas o entendimento da importância delas na sociedade.
Apoiar OSC’s com causas femininas também ajudam a quebrar barreiras e tabus e aproxima os homens delas para conversarem e discutir as melhores práticas para o dia a dia.
Portanto existem meios de nós ajudarmos a execução deste ODS no nosso pequeno contexto, independentemente de onde você mora ou trabalha, do seu lado é possível você colocar isso em ação agora mesmo.
Tenho certeza que você tem uma grande mulher por perto para ADMIRAR e reconhecer que todas as brincadeiras infames que nos acostumamos a ouvir desde nossa infância são ridículas e digna de pena e quem os faz, pois não consegue perceber que sem as mulheres nós não existiríamos. Pense nisso.