Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 6 – Água potável e saneamento – Assegurar a disponibilidade da água e saneamento para todos.
No Brasil ainda existem governantes que acreditam que o que está enterrado, como o esgoto por exemplo, não dá voto, pois a população não vê. Eu diria que não vê, mas sente a falta e seus efeitos.
A água que tem sido alvo de matérias em muitos meios de comunicação nos últimos anos é tratada pelos mesmos governantes como algo infinito e de menor importância, mesmo quando existem crises hídricas gigantes como a que atingiu o estado de São Paulo há alguns anos e outros estados brasileiros como RS, DF, entre outros.
Tirando a anfitriã da Copa, a Rússia, que tem o lago Baikal que mantém 20% de toda água doce do planeta, nós temos o aquífero Guarani e o sistemas de rios e lagos da Amazônia, que tem uma grande quantidade da água doce do planeta.
É impressionante como destratam a coleta de água de esgoto e de chuvas para tratamento, como jogamos fora água tratada e só lembramos disso quando nos falta.
40 % da população mundial é afetada pela falta d’água, número que deverá subir em razão da mudança do clima e da gestão irresponsável dos recursos hídricos.
A cooperação internacional será fundamental para a proteção às nascentes, rios e bacias e para o compartilhamento de tecnologias de tratamento de água.
Entre os objetivos está o acesso universal e equitativo à água potável, segura e acessível para todos, saneamento e higiene adequados e equitativos para todos e acabar com a defecção a céu aberto, reduzir a poluição, reduzir à metade a águas residuais não tratadas, aumentar a eficiência no uso da água, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com água, ampliar a cooperação internacional e fortalecer a participação da comunidade.
E nós como participar da execução deste ODS?
Esta participação é fácil, basta ouvir todos aqueles avisos sobre economia de água, de eletricidade (a maior parte de nossa energia tem a geração hídrica), não jogar lixo nos rios e mares, etc, etc.
Simples não? Não. Pois se fosse estaríamos fazendo, temos que quebrar a cultura de que a água é um bem infinito e tomar consciência de que se não cuidarmos vai acabar.
Participa de campanhas para o incentivo ao consumo consciente da água e principalmente apoiar causas para o tratamento definitivo dos esgotos brasileiros. Se nosso esgoto fosse devidamente tratado certamente não teríamos escassez hídrica. OSC’s que trabalham com o assunto não faltam, busque informações e participe de forma ativa para poder ajudar nosso país e o planeta. Um abraço e até a próxima.