Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia. Creio que para a realização deste ODS nós ainda estamos bem longe. Existem sim uma ou outra iniciativa acontecendo, mas nada de forma intensa e acessível.
Um dos países com maior possibilidade de captação e geração de energia solar, com maior potencial de geração hidroelétrica, um potencial incalculável de geração elétrica por meio eólico (energia dos ventos), alto potencial de geração por meio das marés, potencial gigantesco para geração de gás butano (gás gerado pela combustão anaeróbica do lixo não reciclável), este é o retrato de nosso país.
Temos um potencial imenso adormecido por falta de incentivos para que isso ocorra, poderíamos até 2030 estar livres do combustível fóssil e sem a necessidade de geração elétrica por meio de usinas termoelétricas e com baixa utilização das usinas hidroelétricas, cada cidadão poderia gerar praticamente toda a energia que ele consome, mas os interesses econômicos não deixam que isto ainda ocorra.
Nosso papel como cidadão e como um batalhador voluntário desta causa podemos sim individualmente pressionar os governantes de forma pacifica e ordeira, para que incentivos desta natureza possam ser criados e que este assunto passe a ser pauta constante das administrações.
Já imaginou se toda energia que consumimos em nossa casa pudesse ser gerada por nós mesmos, a economia que isto traria a sociedade?
Somos um país abençoado e que tem esta possibilidade à nossa disposição, precisamos de braços para fazer isto acontecer. Não braços para o trabalho, mas para o trabalho de inteligência, o trabalho de tomar esta causa para si de forma voluntária, pois se você precisa de um incentivo para começar, vou dar o que mais pesa em nossa sociedade atual, o bolso. Certamente a economia que você, exatamente, você, cidadão, terá, será muito grande, propiciando seu crescimento em outras áreas.
Nosso meio ambiente, certamente também agradeceria muito, pois teremos uma grande redução do impacto das hidroelétricas, das termo e das desnecessárias usinas nucleares.
Mais uma vez nosso papel ING (individuo não governamental) e voluntário da causa é fundamental.
Procure saber tudo o que vem sendo debatido sobre o assunto no País e ajude na divulgação. Certamente muita gente estará agradecendo em breve.
Que tal usar toda sua “energia” para transformar nosso querido país?