Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.
Difícil pensar nesse assunto tão importante para nosso desenvolvimento em tempos de crise e de não crescimento de nossa economia, mas fundamental retomar os investimentos em nossa infraestrutura para poder crescer e gerar emprego e renda.
E nossa participação nessa história que parece tão longe de nós pobres mortais?
Em primeiro lugar temos que parar de não acreditar, pode parecer um pouco de auto ajuda, coisas cósmicas, energia, bom pode parecer e se para você algo assim fizer sentido, acredite e dê o nome que julgar mais positivo, mas aqui estou falando da pratica.
Como assim prática cara pálida? Simples, acredite que é possível transformar nosso país em um lugar bom para todos, acredite na indústria brasileira, invista se for o caso, só assim teremos uma chance, cobre de quem deve fazer por nós, vote da melhor forma, estude seus candidatos, isto faz parte desta construção.
Sei que é difícil falar sem pensar somente nos nosso desejos e objetivos e tenho que falar isso para este que voz escreve também, pois a descrença é para todos.
Mas com nossas pequenas ações de cobrança de participação e de atitude podemos mostrar que somos maiores do que eles, os que não acreditam.
Eu que escrevo muito sobre o voluntariado, estou nestas semanas escrevendo e tentando elucidar um pouco dos ODS, sempre me diferenciei por não somente escrever, mas por praticar.
Esta semana estou participando de uma caravana de palhaços do mundo todo, junto com a equipe do Dr. HunterPatchAdans na cidade de Iquitos, na floresta Amazônica Peruana e na semana que vem interrompo a série dos ODS para contar um pouco sobre a experiencia, mas para quem quiser ver as imagens da viagem pode ver na rede social @robertoravagnanipalestrante , esta viagem tem como objetivo participar de oficinas sobre o trabalho voluntário, a utilização da filosofia do palhaço nas ações cotidianas e as possibilidades do voluntariado na prática junto a sociedade. Serão 10 dias de muita prática e suor para trazer ao Brasil toda esta experiência, serão somente dois brasileiros na expedição.
Espero conseguir traduzir em palavras todas as emoções que terei na expedição para vocês.