Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Mais um grande desafio, assegurar a Saúde infantil, saúde materna e para os portadores de HIV: A cada dia, morrem 17 mil crianças a menos do que em 1990, porém mais de seis milhões de crianças ainda morrem a cada ano, antes do seu quinto aniversário. No Brasil apesar dos esforços neste ano tem diminuído a cobertura vacinal e isto é muito preocupante.
Globalmente, a mortalidade materna caiu quase 50% desde 1990. Apenas metade das mulheres em regiões em desenvolvimento recebe a quantidade recomendada de assistência médica.
Em 2014, havia 13,6 milhões de pessoas com acesso à terapia antirretroviral, um aumento em relação a apenas 800 mil em 2003.
Estes são dados da ONU, olhando de uma forma bem superficial, até podemos dizer que há uma evolução, mas quando explodimos os dados e começamos a aprofundar, vemos que há muito o que fazer ainda, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil.
Muito podem achar que somos um país a desenvolvido, mas ainda temos muito o que fazer para entrarmos nesta categoria.
E mais uma vez a pergunta que vale para nós: o que podemos fazer em auxilio deste objetivo?
De forma bem direta, apoiar de forma voluntária com seu tempo ou doação de bens ou recursos as organizações que lutam por estas causas.
De forma mais individual, fomentar junto a sua comunidade a importância da vacinação das crianças de acordo com o calendário do ministério da Saúde, para que doenças consideradas extintas no Brasil não voltem a acontecer em nosso território.
Visto que nosso país tem recebido um numero bem grande de migrantes, é importante também a indicação para crianças oriundas de outros países a vacinação, para proteção delas e de nossas crianças, pois em muitos países diversas doenças ainda não foram erradicadas e ainda circulam de forma bem intensa.
Fundamental nossa participação voluntária para ajudar no atingimento deste objetivo, bem como de todos os outros ODS, mas o importante é conhecê-los para poder interagir e saber como ajudar aquela causa que melhor se encaixa com seus desejos de voluntariar-se e ajudar.
Portanto vou continuar apresentando aqui os 17 ODS – Objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Espero que gostem deste detalhamento com uma linguagem mais caseira.