Construindo Cidadania: Oportunidades de continuar mudando o mundo

A transformação de muitas coisas no mundo está na mão do cidadão comum, nós, e isso não é uma figura de linguagem, uma metáfora para fazer com que nos movimentemos, não, é uma verdade absoluta e que nós ainda não temos esta consciência de forma plena sobre este poder de transformação.
Somos capazes de destituir políticos do poder e também de coloca-los lá, somos capazes de construir ou destruir a reputação de um estabelecimento comercial ou de uma pessoa, nós unidos, somos muito fortes, por isso a força do voluntariado ainda não é de toda conhecida.
Unidos por uma causa, podemos faze-la grande, um exemplo é a causa feminista “Me Too” que uniu praticamente o mundo em torno dela, trabalho de voluntários formiguinhas, que hoje através das redes sociais literalmente viraliza em pouco tempo e roda o mundo com a informação.
Portanto a sua causa, ligada ao que for pode também ser grande e transformar a forma que vemos o mundo hoje, para muitos as transformações acontecem em uma velocidade um pouco acima do desejado ou do esperado, mas elas acontecem na velocidade da transmissão dos dados, da mesma forma que o que acontece no outro lado do mundo chega até nós em instantes e as vezes até mesmo instantaneamente, as mudanças de comportamento também. Que bom, acho eu, pois precisamos de mudanças e algumas tem que ser rápidas para que possamos nos preocupar com o que realmente interessa, a qualidade de vida.
O trabalho voluntário tem esta magia de unir pessoas que nem se conhecem em prol de uma causa comum e criarem coisas, mesmo a distância para que possam encontrar uma solução em conjunto. Quantas habilidades podem ser desenvolvidas pelos interessados, quanto aprendizado, quantos resultados diferentes para o mesmo desafio. Escolha sua causa, o que te move em busca de novos resultados, o que faz seus olhos brilharem quando pratica, é assim que encontrará um belo trabalho voluntário para se engajar e ajudar a faze-lo florecer.