Construindo Cidadania: Por que as empresas estão se envolvendo na causa do voluntariado?

Primeiro temos que ter o cuidado quando falamos que as empresas estão se envolvendo no assunto do voluntariado, pois o assunto é de todos, governo, empresas, OSC’s e principalmente das pessoas que compõem a sociedade que escolhemos para viver.
Segundo que não são as empresas que se envolvem, são seus dirigentes que por alguma razão, podemos citar algumas, MKT, pressão de colaboradores, pressão da comunidade do entorno, real interesse em fazer parte da solução, a partir de um dessas justificativas, eles decidem que as empresas que lideram se envolveram com a causa do voluntariado.
Terceiro, não são tantas empresas assim que se envolvem com as causas do voluntariado, seria ótimo ter muito mais empresas, mas ainda existem mitos e entraves para serem derrubados para termos uma maior participação de empresas.
Se gasta muito para ter um programa de voluntariado? Existe um investimento, não é possível para fazer um bom programa de voluntariado sem um pequeno investimento, eu diria de forma mais correta um investimento do tamanho do porte da empresa, preferencialmente com profissionais que conheçam o assunto. Tem muitos que fazem um trabalho voluntário e acham que entendem de construir um programa de voluntariado, é onde as empresas criam expectativas, elas não se concretizam e desistem desse investimento.
Somente empresas grandes podem ter um programa de voluntariado? Mais um equívoco, empresas de todos os portes podem ter um programa, as grandes com mais facilidade, as médias acredito que boa parte delas conseguem e as pequenas, dependendo do tipo de atividade é possível também desenvolver ações.
Portanto está muito mais ligado à decisão da gestão em fazer do que da condição para tal
As empresas podem ter um papel fundamental no desenvolvimento do trabalho voluntario na sua região, visto que seus trabalhadores podem servir de exemplo para muitos outros, sem contar com os “ganhos” naturais das empresas, como melhor produtividade, colaboradores mais orgulhosos da empresa que trabalham, clima de trabalho melhor e novo olhar da comunidade para esta empresa, o colaborador ganha se colocando como parte da solução e que está cumprindo sua porção cidadã, além de resultados com os trabalhos prestados pelos voluntários, que beneficiarão um grupo de pessoas e/ou uma OSC e/ou comunidade. Este é um jogo onde todos ganham
Se você é empresário ou trabalha em uma empresa e ainda não tem um grupo de trabalho voluntário, está na hora de sugerir que criem um, pois jogo de ganha-ganha não é todo dia que aparece.
Vamos jogar?

 

 

 

 

– Roberto Ravagnani