Construindo Cidadania: Ser Voluntário

Ainda existe uma crença que ser voluntário é quando der ou quando eu quiser, mas é uma crença bastante torta sobre o voluntariado, pois não é chamado de trabalho voluntário à toa, pois como em um trabalho dito tradicional, tem que ter o compromisso, regularidade e seriedade na sua execução, o que é recomendado até para o trabalho em casa.
Por isso existe uma preocupação para que mais e mais pessoas possam conhecer o trabalho voluntário e venham colaborar para ele ser mais forte, respeitado e valorizado.
O trabalho voluntário desenvolve um trabalho importantíssimo na sociedade, desde muito tempo, mas é pouco valorizado e divulgado, por isso ainda temos estas crenças limitadoras e muitos que dela se alimentam, espalham inverdades sobre o voluntariado.
Feito o alerta, fica agora o convite para juntos construirmos um voluntariado forte e divulgado com suas devidas honras, não por querer ser mais do que ninguém, mas por ser um trabalho sem dúvida importante para muitos.
O trabalho voluntario agrega o desejo de fazer algo em prol do próximo com a necessidade da sociedade em ter mais pessoas se preocupando com o todo e não só o governo.
O trabalho voluntário é um remédio para muitas mazelas que nossa sociedade cria e não sabe como curar, em tempos de pandemia o voluntariado tem mostrado seu valor de forma muito natural, sem aparecer mais que o resultado positivo que produz.
São grandes tragédias humanitárias como a que vivemos neste momento que nos traz a dimensão do trabalho voluntário, assim conseguimos minimizar as crenças ruins e as notícias equivocadas sobre esta nobre missão.
Se dedicar a um trabalho voluntário é uma experiencia única, que traz conhecimento, sensação de bem-estar, de pertencimento, de fazer parte da solução e não do problema. Neste caso quanto mais melhor, para todos, juntos podemos mudar o mundo, mesmo que nosso mundo se resuma a nossa rua.