Construindo Cidadania: Voluntariado e política

Esse era o tema escolhido para escrever eu já havia escrito um bom pedaço, quando resolvi desistir e falar de coisas que realmente importam. Calma! Política é muito importante para nosso dia a dia e temos que nos informar, estudar e participar de forma ativa para que não nos arrependamos depois. O que quero dizer é, não quero fazer aqui o que temos visto nas redes sociais, um palco de acusações e não proposições, por isso vou deixar para os outros fóruns essa discussão e vamos continuar falando daquilo que pode salvar a nossa sociedade de verdade, o voluntariado
Pode parecer um pouco forte esta afirmação, mas eu acredito nela de verdade, quando nós participamos de forma ativa na sociedade, e o ser voluntário é só uma delas, fazemos nossa sociedade melhorar, crescer, pois passamos a ver o outro com mais carinho, com mais compaixão e com a certeza de que o outro e eu somos iguais, temos diferenças de pensamentos, ideologias, credos, mas somos seres humanos em busca do crescimento espiritual e material, e a grande maioria das pessoas faz isso de forma honesta e digna, pronto é isso que somos e isso nos iguala.
Praticar o voluntariado em qualquer uma das suas formas nos coloca frente a frente com uma realidade que está ao nosso lado e não percebemos no dia a dia, nos faz pensar o quanto somos frágeis, quanto somos vulneráveis e o quanto temos de oportunidade para fazer do próximo e a nós mesmos seres humanos um pouco melhores.
Parece complicado mas não é, depende de pequenas atitudes do cotidiano para tornar este mundo um pouco melhor para todos nós, a começar ou terminar, como queira, pelo política que permeia nossos dias, ela está aí, não tem como tira-la de cena e nem sei se é preciso, mas sei que temos que aprender a lidar com ela com menos paixão, pois a paixão nos cega ou nos traz imagens torpes da realidade e por falar nisso…
Essas distorções de imagens fazem com que o Brasil tenha ficado em segundo lugar no ranking Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”, atrás apenas da África do Sul. Os dados estão disponíveis na pesquisa “Os perigos da percepção 2017”.
É uma pesquisa e não um achismo, nós brasileiros mais uma vez ganhando medalha de ouro, (SQN), mais uma triste medalha para nosso quadro, temos uma percepção da realidade muito torpe, pois acreditamos muito facilmente em tudo, não pesquisamos, não nos envolvemos para ter uma critica mais concreta e construída em fatos e ficamos à mercê de nossas paixões.
Quando praticamos o voluntariado temos a oportunidade de ao nos deparar com a realidade, aprender com ela, portanto, entende-la melhor e a partir disto construir nossa percepção e critica.
Pratique voluntariado, você certamente se tornará um ser humano mais consciente com o tempo. Eu estou fazendo a minha parte. Vamos fazer juntos?