Construindo Cidadania: Voluntariado para espantar a solidão

Estamos vivendo cada vez mais, que bom, mas uma preocupação que devemos ter é com a nossa saúde, física e mental.
Muitos idosos, ao pararem de trabalhar, quando conseguem se aposentar ou param por não terem mais condições físicas para tal, sentem um vazio existencial. Quando tem uma família presente, isto é um pouco diminuído, mas quando não, essa sensação tende a se potencializar.
Pesquisas têm mostrado a importância da socialização para a manutenção da saúde mental, fundamental para pensar em qualquer outro cuidado, como por exemplo, fazer exercícios regulares.
Aqui entramos em nosso tema central, o quanto o voluntariado pode ajudar a minimizar a solidão, pesquisas feitas com 5.880 pessoas acima de 51 anos de idade em um período de 8 anos para observar a relação entre a solidão, perder um conjugue e/ou parar de trabalhar e se essa sensação de solidão foi minimizada com o trabalho voluntário, publicadas no The Journals of Gerontology, Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, entre essas pessoas algumas escolheram exercitar, em média duas horas de trabalho voluntário por semana, esses tiveram a sensação de solidão reduzida ao mesmo nível de quando estavam casados e com o implemento de horas de trabalho voluntário em até seis horas por semana, tem a mesma sensação reduzida à época que estavam na ativa profissionalmente, não importando o tipo de trabalho voluntário que desenvolvam.
Mais uma utilidade do voluntariado como ferramenta de desenvolvimento pessoal: agora com a função de sociabilizar, fazer novas amizades, aprender, pensar, realizar, trazer a sensação de pertencimento, de fazer parte da solução de problemas, a satisfação de ajudar e de construir algo.
O engajamento em trabalhos voluntários, sem importar a idade, traz a sensação de pertencimento a um grupo social e isso é fundamental para a manutenção da saúde relacional e mental.
O trabalho voluntário tem mostrado sua versatilidade em utilidades, desde o treinamento de equipes multiprofissionais, socialização de pessoas, quebras de paradigmas e inspiração para a vida, entre muitas outras.
Não conheço hoje ferramenta mais apropriada, com alto poder de impacto, grandes resultados e melhor custo benefício para aglutinar e motivar pessoas, de qualquer idade e nível social ou intelectual, no ambiente corporativo ou não.
Que tal conhecer um pouco mais sobre voluntariado?
Acompanhe minha coluna aqui toda semana que você terá uma degustação do poder do trabalho voluntário. #vamosfazerobembemfeito.