Construindo Cidadania

Qual a sua causa?

Cada um pensa e quer uma causa destacada de alguma forma, mas antes de somente querer, por gostar ou se afeiçoar à causa é importante conhecer um pouco mais.
Será que a causa que você escolheu tem conexão com seus hábitos, com sua região, com sua linha de pensamento?
Muitas perguntas devem ser feitas antes dessa escolha: por hábitos, vamos imaginar que você escolheu a causa do meio ambiente, mas como habito é um consumidor voraz de água, sacos de supermercados, não tem a preocupação ou possibilidade de reciclar seu lixo do dia a dia, não tem como cuidar de seu jardim. Será que essa é a melhor causa para defender? É sim uma causa necessária para seu pensamento diário, mas ainda está um passo atrás antes de sua defesa, pois acredito que eu só defendo as causas que pratico efetivamente.
Escolheu a causa das baleias jubartes, ótimo causa, importante, mas será que na sua região não tem algum animal também em extinção que você possa ajudar de forma mais próxima?
Você escolheu a causa da seca, mas acha que é assim mesmo e nada deve ser feito para minorar os problemas da seca no nordeste brasileiro e precisa somente cuidar da seca do Sudeste. Creio que mais uma vez a escolha foi equivocada, pois a causa ela não pode ser, no meu entendimento, seccionada para uma parte que me interessa.
Por isso a importância de estudar sobre a causa, o que ela defende, qual sua abrangência, o que ela pretende com suas ações e discussões, só assim você terá um conhecimento e poderá defender ou não, mas a partir dai com propriedade e sem medo de em algum momento descobrir que não foi bem aquilo que imaginou.
Esta aí a importância de conhecer, visitar, estudar e procurar sobre a causa, certamente, mais uma vez vou dizer isso, aí pertinho da sua casa ou do seu trabalho tem uma causa para você se engajar, ajudar, basta você estar disposto a procurar.
A causa bem escolhida é o primeiro passo para você fazer um bom e útil trabalho voluntário. Precisamos de muitos trabalhadores voluntários nas mais diversas causas, mas precisamos daquele que tem envolvimento, sentimento e real noção da diferença que pode fazer.
Todos temos uma causa dentro de nós, basta dar uma procurada com carinho e sair em busca do aprendizado, vai perceber que a VONTADE com o CONHECIMENTO faz um par perfeito para ter um resultado maravilhoso.
Mãos a obra, pé na rua, cabeça nas nuvens e boa sorte. Desejo um ótimo trabalho voluntário para você.