Continuam abertas inscrições para formação gratuita de professores

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento continua com inscrições abertas. Até a próxima segunda-feira (2), educadores do Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever para participar do curso a distância sobre o tema: “Educação para a Democracia e o Parlamento”.
O programa tem 16 vagas, e os professores inscritos são escolhidos de acordo com alguns critérios. São escolhidos 16 de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 432 educadores, sendo selecionados os dois de cada UF com os melhores desempenhos no curso (54 no total), para participação no módulo presencial do programa, em Brasília, com duração de 40 horas.
Os participantes passam uma semana na Câmara dos Deputados, conhecendo de perto o trabalho do Poder Legislativo e aprendendo sobre temas ligados à política e cidadania.
São aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e, acima de tudo, muita reflexão e troca de experiências. “O curso é formatado para privilegiar a participação ativa do educador e a formação de multiplicadores dos conteúdos políticos. Queremos que o professor tenha mais ferramentas para levar esse tipo de conteúdo para a sala de aula”, pontua um dos organizadores do curso.
Ao retornarem às suas escolas, os educadores desenvolvem ações pedagógicas específicas no módulo de aplicação a distância, com duração de 50 horas e tutoria da equipe da Câmara. “O mais importante é aplicar tudo em sala de aula, criar essa sensibilidade no estudante e fazê-lo pensar a respeito do mundo”, destaca Letícia Longo, da equipe da Educação.
Os educadores que concluírem com êxito a primeira etapa (a distância) ganharão certificados com carga horária de 40 horas. Aqueles que concluírem as três etapas do programa ganharão certificados com carga horária de 130 horas de duração.
O curso começa no dia 10 de fevereiro de 2020.

  • Créditos da imagem: Divulgação