Editorial : Contraditório, mas somatório – Estudo mostra que pais que praticam atividade física tendem a ter filhos sem obesidade

No ano passado, a Unifesp – Universidade Federal Paulista – apresentou um estudo realizado com camundongos e constatou que aqueles pais que possuem prática de atividade física durante o período da cópula e mães que regularmente estão se exercitando na gestação tendem a gerar filhos magros.
O curioso e também contraditório é que, segundo estudos científicos na literatura moderna, os bebês que nascem com baixo peso podem indicar um risco maior de obesidade na vida adulta. E, mais que isso, o baixo peso pode indicar maior resistência à insulina, a doenças cardiovasculares e a diabetes quando chegarem à vida adulta.
O que gerou surpresa com os resultados do estudo com camundongos é que justamente mostrou o contrário da afirmação acima. É cedo, ainda, para a comprovação do estudo, porém ele sinaliza um novo caminho a ser desenvolvido.
O baixo peso do filhote resultou em maior resistência à obesidade e sensibilidade elevada à insulina, comparado com aquele que nasce tendo peso normal.
Foi observado ainda nesse estudo, a influência que a paternidade exerce sobre o peso do filho.
Segundo estudos diversos, pais obesos têm a tendência de gerar filhos obesos.
Porém, foi detectado que isso ocorre não só pela influência no convívio de uma rotina da má alimentação em que o filho fica exposto, mas também pela hereditariedade.
Ou seja, não é só porque gosta daquela gordura da carne, do X-bacon ou de muito brigadeiro com refrigerante que seu filho/a também aprecia tudo isso, embora, a convivência seja um fator bastante relevante.
O ideal neste caso é unir as duas possibilidades. Longe de acreditar apenas nos estudos já realizados anteriormente e descartar a nova pesquisa, ou o contrário. Bom mesmo é colocar em prática as duas possibilidades para ter filhos saudáveis: manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, e dar bons exemplos de alimentação.
Assim, com certeza seus filhos terão mais qualidade de vida. Aliás, não somente eles, mas você também.
Em participar sobre os exercícios físicos, não basta fugir e alegar que não tem tempo ou que não pode pagar uma academia. Tempo ‘a gente’ arruma, nem que sejam 15 minutos por dia. Quanto à academia, há outras possibilidades, algumas gratuitas oferecidas pela Prefeitura e outras que estão à sua frente, como andar de bicicleta, correr ou simplesmente caminhar.