Editorial : Conversar sempre é muito bom

Conversar é o principal meio para conhecer as pessoas e se deixar conhecer. Muitas pessoas dizem que é uma arte e, na verdade, elas têm razão, porque nem todo mundo sabe assuntos interessantes para conversar. Especialmente nos dias de hoje em que os encontros cara a cara são poucos e as palavras tendem a ser extremamente sintéticas.

Uma boa conversa deve tratar sobre temas que despertem o interesse de ambos os interlocutores. Nada mais chato do que “conversar” com alguém que quer dar lições sobre alguma coisa ou que está interessado apenas em convencer os outros dos seus próprios pontos de vista. Para que seja realmente uma conversa, ambos os lados precisam ter a oportunidade de falar e de escutar.

Falar sobre a infância, das coisas que gostamos de fazer, dos nossos amigos, das músicas que nos fazem bem; daquilo que gostamos de fazer, enfim…

Sempre é bom conversar, deixa a vida mais leve; esclarece possíveis problemas e dúvidas; nos aproxima.

Finalmente, todos os temas que abrem espaço para uma conversa agradável são pretextos que nos permitem conhecer os outros e permitir que os outros nos conheçam. Sempre vale a pena escutar as outras pessoas. Todo mundo proporciona contribuições com o simples ato de dedicar tempo para conversar e compartilhar alguma coisa com você. Também sempre vale a pena falar sobre seus gostos para as pessoas. Nenhuma conversa é banal porque, de uma maneira ou outra, nos vincula com o mundo.