Conviver em sociedade é complicado, mas necessário

A pluralidade cultural e étnica na qual estamos vivendo ultimamente, estamos tolerando menos os vizinhos, amigos e parentes.

Os cidadãos estão ficando cada dia mais egoístas e individualistas, com a diversidade de opiniões.

Existe uma grande e constante necessidade do homem de viver em sociedade. E isto inclui todas as fases da sua vida. A necessidade do convívio em grupo e de relacionar-se com as demais pessoas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano, considerando os benefícios dessa convivência para o bem-estar físico e psicológico.

Mas a falta de aceitação gera discriminação e violência na sociedade. É muito comum as mídias divulgarem sobre violências homofóbicas, classes sociais, racistas, intolerância religiosa e xenofobia.

Aspectos culturais nos diferenciam uns dos outros. Com isso, é nossa função respeitar nossos semelhantes independente do sexo, raça, idade ou religião.

Aceitar o posicionamento do outro requer ainda ponderação, sem esquecer que a empatia é essencial para compreender o próximo. A convivência é responsável pela socialização do ser humano, desde os primeiros anos de vida, mesmo diante dos momentos de altos e baixos nas relações interpessoais, as pessoas necessitam do contato com outros para que ambos possam viver bem.

O fato de conviver coletivamente sempre foi um desafio no sentido de buscar harmonia nas relações humanas, equilibrando os pontos controversos e compartilhando as diferentes visões do mundo.

Mas é a satisfação pessoal das relações interpessoais que é determinante para o bem-estar, uma vez que ela permeia toda a vida humana durante as múltiplas fases da vida. É importante frisar que a criança que convive em um ambiente saudável, terá mais chance de se tornar um adulto melhor na fase adulta.

Se por um lado, a solidão pode adoecer pessoas; por outro, os encontros só enriquecem e somente nos fazem bem. Nada com uma roda de conversa para aproximar pessoas e fortalecer os laços de amizades.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOP