Copa do Brasil terá Corinthians x Fluminense e Santos x Vasco nas oitavas

CBF realizou na terça-feira, em sua sede, o sorteio dos confrontos da fase de oitavas de final da Copa do Brasil. E os principais destaques ficaram por conta de dois duelos que colocarão frente a frente grandes clubes de São Paulo e do Rio. Na luta por uma vaga nas quartas, o Corinthians duelará com o Fluminense e o Santos pegará o Vasco.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians terá pela frente o tricolor das Laranjeiras no duelo que marcará o reencontro de Cristóvão Borges com o Fluminense. O substituto de Tite deixou o clube carioca em março de 2015, após uma série de maus resultados. Desde então, teve passagens sem sucesso por Flamengo e Atlético-PR, até voltar a se destacar neste início de passagem pelo Corinthians.
Outro duelo entre paulistas e cariocas nestas oitavas será Santos x Vasco. O time da Vila Belmiro é o atual vice-campeão da Copa do Brasil, após perder a decisão do ano passado para o Palmeiras, e está na segunda colocação do Brasileirão. Terá pela frente o rival carioca, que busca se reerguer e lidera a Série B do Campeonato Brasileiro.
Por conta do ranking da CBF, nenhum dos três grandes cariocas classificados para as oitavas de final estava no pote A nesta terça. Nele, estavam: Atlético-MG, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Internacional, Santos e Cruzeiro. No pote B, figuraram: Fluminense, Botafogo-PB, Vasco, Juventude, Atlético-PR, Fortaleza, Ponte Preta e Botafogo.
Assim, o Botafogo também teria como adversário obrigatoriamente um grande clube do País, e o sorteio lhe colocou no caminho o Cruzeiro. Os dois times, no entanto, não vivem grandes fases e lutam para fugir do rebaixamento no Brasileirão. Os cariocas estão em 14.º, enquanto a equipe mineira vai ainda pior e é somente a 19.ª.
Atual campeão, o Palmeiras terá, na teoria, uma tarefa um pouco mais tranquila e encarará o Botafogo-PB, segundo colocado do Grupo A da Série C. Mesma situação do Internacional, que pegará o Fortaleza, e do São Paulo, que terá pela frente o Juventude. Tanto Fortaleza quanto Juventude também estão na Série C.
Os dois últimos confrontos sorteados terão somente representantes da Série A do Brasileiro. O Grêmio, quarto colocado, vai encarar o Atlético-PR, sétimo. Já o Atlético-MG, que ocupa o sexto lugar, terá como adversário a Ponte Preta, oitava colocada.

MANDOS

Momentos depois de definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, a CBF também realizou o sorteio dos mandos de campo desta fase da competição. Na cerimônia, realizada na sede da entidade, ficou definido que Corinthians e Vasco definirão em casa seus duelos contra Fluminense e Santos, respectivamente.
Para evitar o excesso de partidas na mesma região e no mesmo dia, a CBF realizou o sorteio de forma dirigida. Logo na primeira bolinha sorteada, ficou definido que Fluminense e Santos abrirão os confrontos em casa, assim como o São Paulo, que receberá o Juventude na primeira partida das oitavas de final.
O Palmeiras viverá a mesma situação e receberá o Botafogo-PB no jogo de ida. O Atlético-PR também fará a primeira partida em seus domínios contra o Grêmio, assim como o Inter, contra o Fortaleza.
A última bolinha definiu a ordem dos confrontos dos clubes mineiros. E por causa dela, ficou acertado que o Cruzeiro decidirá em casa a série contra o Botafogo. Ao contrário do Atlético-MG, que receberá a Ponte Preta na ida e definirá a vaga em Campinas.
A CBF definiu os dias 24 de agosto e 21 de setembro como datas previstas para as oitavas de final. No entanto, considerou que alguns clubes, principalmente os cariocas, poderiam ser afetados pela realização da Olimpíada do Rio e, por isso, reservou também o dia 31 de agosto para esta fase do torneio.

Confira como ficaram os confrontos da Copa do Brasil (os times que abrem a série em casa aparecem primeiro):

São Paulo x Juventude
Fluminense x Corinthians
Santos x Vasco
Palmeiras x Botafogo-PB
Atlético-PR x Grêmio
Internacional x Fortaleza
Botafogo x Cruzeiro
Atlético-MG x Ponte Preta