Vanguarda Literária : COVID -19 E FILOSOFIA

Nos tempos atuais em que a pandemia da COVID-19 é pauta preferencial na mídia em todo planeta, em que se mostram as sérias consequências para todos os campos da atividade humana, em especial, da SAÚDE e da ECONOMIA,despertando sobretudo ações de preocupação e solidariedade entre os povos, ficamos a indagar o que tal fato tem a ver com a FILOSOFIA ,cujo papel principal é interrogar, problematizar, fazer uma reflexão , torna-se muito importante e oportuno.
O grande filósofo alemão Martin Heiddeger (que estudamos para a eleboração da nossa Tese de Doutorado, defendida há alguns anos na Universidade de São Paulo), um dos mais influentes do século XX, na sua Fenomenologia (campo de conhecimento em que se refletem sobre os fenômenos- algo que é passível de desvelamento segundo a origem grega da palavra- a COVID-19 , portanto, é um fenômeno!) na sua principal obra “SER E TEMPO”inicia uma profunda reflexão sobre o sentido mais profundo do ser humano. Ele assevera que a existência humana só pode ser compreendida a partir do DASEIN (“Ser–Aí”, em alemão) tentando apreender quem é esse SER , a sua presença, a sua manifestação,propondo um pensar que abre perspectivas. O referido Mestre nos ensina que o ser humano é essencialmente um” ser-aí-no-mundo” e, “ser-no-mundo” não quer dizer que o homem se acha no meio da natureza, ao lado de animais,árvores e outros homens. É uma estrutura de realização, e esse “ser-no-mundo” significa estar em relacionamento com as pessoas, sendo portanto, uma ocorrência concreta.Torna-se autêntico na medida em que toma posse de si mesmo, aberto ao mundo, sendo, por conseguinte, uma existência abrangente com tempos e espaços,realizações, lutas e fracassos. Heidegger nos diz que estamos “ lançados no mundo”, numa série de situações,numa concentração de força e de poderes. O SER “lançado no mundo” entregue à responsabilidade de si mesmo (FACTICIDADE) encontra-se, assim, no universo do existir, perplexo e angustiado, passando a viver de maneira preocupada, em situação de” cuidado” (SORGE, em alemão) consigo mesmo e com os outros ao redor.Dessa maneira, o existir, para o louvado Filósofo teuto é “ ser-com-o-outro” e esse “cuidado” é quem vai abrir ao homem, de maneira verdadeira,o universo do existir, estando direcionado para o mundo em estado de solicitude.Isso significa dizer que o outro já é co-presente no seu “ser-no-mundo, ou seja : o EU nunca está sozinho na sua experiência de DASEIN (“Ser-Aí”).
Assim sendo, nos nossos dias tão sombrios, a nosso ver, torna-se necessária essa reflexão, pois, ante a COVID-19 se questiona o sentido da finitude humana. SOLIDARIEDADE, AMOR AO PRÓXIMO, ATITUDES FRATERNAS devem ser a tônica do nosso viver em todos os momentos.